stars-blue-4-03

Roda viva emocional

Penélope rouba a cena de Scarlett

Penélope rouba a cena de Scarlett

As personagens centrais do novo filme de Woody Allen entram em cena, vivem uma roda viva de emoções e, no fim, isso não implica necessariamente em uma grande transformação para eles. E não contei segredo nenhum, se você assiste woodyallens com alguma freqüência. Personagens que tem seu modo de viver e filosofia pessoal postos à prova só para, depois, voltarem ao ponto de partida, mas levando a experiência dentro deles, estão em vários filmes do diretor. É o que acontece em Vicky Cristina Barcelona (Vicky Cristina Barcelona, Espanha/ Estados Unidos, 2008).

No novo filme, os quatro protagonistas são absolutamente certos do que querem na vida. Vicky (Rebecca Hall) tem um noivo, com quem mantém um relacionamento carinhoso e sólido, embora sem grandes alvoroços – e é o que ela quer. A impulsiva Cristina (Scarlett Johansson) não sabe o que quer, mas sabe que não quer – exatamente o que Vicky vive. As duas amigas americanas estão em Barcelona de férias. Lá conhecem o pintor Juan Antonio (Javier Bardem) que acredita no amor livre e sem rodeios.

Enquanto Cristina se interessa, Vicky sente repulsa, mas as duas são envolvidas por ele. Até que entra em cena a problemática ex-mulher do artista, a também pintora Maria Elena (Penélope Cruz), para balançar o coreto. Além do olhar de turista sobre as belezas de Barcelona – apropriado, afinal o diretor é turista e as protagonistas também são -, o filme tem as qualidades que Allen costuma imprimir em seus filmes: charme, diálogos espirituosos, observações afiadas sobre a arte e a cultura e um elenco inspiradíssimo.

E aí, quem rouba a cena é Penélope Cruz. Sou louca Maria Elena é um furacão que desarruma a história para o bem do filme, que se torna irresistível com sua aparição.

Vicky Cristina Barcelona. (Vicky Cristina Barcelona). Espanha/ Estados Unidos, 2008. Direção: Woody Allen. Elenco: Scarlett Johansson, Javier Bardem, Penélope Cruz, Rebecca Hall, Patricia Clarkson, Kevin Dunn.
Atualmente em cartaz em João Pessoa.