stars-blue-3-01½

Prato cheio para os atores

a quimica continua

Glória e Ramos: a química continua

O primeiro Se Eu Fosse Você tinha sua força na atuação de Tony Ramos e, principalmente, Glória Pires. Se há um mérito em Se Eu Fosse Você 2 (Brasil, 2009) é o de não querer inventar a roda e se apoiar naquilo que já era o forte da – agora – série: o casal central. O filme passa leve como uma brisa, não fica na mente de ninguém depois, mas garante outro show dos atores.

Depois da primeira experiência em que foram parar um no corpo do outro, Cláudio e Helena aprenderam uma lição, mas, pelo jeito, não por muito tempo. De novo não se entendem, e, desta vez, estão à beira do divórcio. Para complicar ainda mais, a filha Bia (Isabelle Drummond) anuncia que está grávida e vai se casar com o namoradinho. É nesse contexto que a nova transformação acontece.

As piadas são sempre com situações referentes à troca dos papéis: Glória fazendo embaixadinhas, enquanto Tony foge da bola na pelada com os amigos; Tony é compreensivo com a filha grávida, enquanto Glória explode. E por aí vai. O espanto causado nos outros personagens é apenas momentâneo e ninguém nunca desconfia ou pergunta aos protagonistas o motivo daquele comportamento estranho.

Ou seja: Se Eu Fosse Você 2 poderia ir muito, muito mais longe. Mas também cumpre o que promete. Há diálogos bem inspirados, como Glória dizendo ao genro estudante de Biologia que ele “bem que gosta de plantar uma sementinha”. Ela está, para variar, brilhante. Mais uma vez absorve trejeitos e o jeito de falar de Tony Ramos, coisa que o colega não faz com ela. O ator, em sua versão feminina, faz uma “mulher genérica”, que é engraçada, mas não combina com o personagem de Glória – parece outra pessoa.

Mas as falhas ainda não comprometem o filme. Acertaram de novo, mas será que dará certo numa terceira vez, como a piada final deixa no ar?

Se Eu Fosse Você 2. Brasil, 2009. Direção: Daniel Filho. Elenco: Glória Pires, Tony Ramos, Isabelle Drummond, Vivianne Pasmanter, Maria Gladys, Chico Anysio, Ary Fontoura, Maria Luísa Mendonça, Adriane Galisteu, Cássio Gabus Mendes, Marcos Paulo, Maria Maya. Atualmente em cartaz em João Pessoa.

Anúncios