stars-blue-3-03½

Mais do mesmo

O quarteto na mesma

O quarteto na mesma

A sensação de assistir a Madagascar 2 – A Grande Escapada (Madagascar 2 – Escape 2 Africa, Estados Unidos, 2008 ) é a de um grande deja vu. A nova animação da Dreamworks basicamente repete os acertos e erros da versão original, sem contar nada muito de novo.  Na história, os quatro animais do zoológico de Nova York que tinham ido parar na ilha de Madagascar, agora tentam voltar para casa e acabam caindo no continente – segundo eles mesmos, “a África”, como se Madagascar não ficasse na África. Lá, eles vão se aprofundar no contato com o lado selvagem de cada um, ao encontrar seus pares.

O leão Alex, por exemplo, reencontra os pais e se envolve num conflito sobre corresponder à expectativa paterna e até numa briga pelo trono da savana (ou seja: parece O Rei Leão requentado). A zebra Marty procura sua própria identidade em uma turma em que uns são exatamente iguais aos outros. A girafa Melman e a hipopótamos Gloria têm uma trama romântica.

O ponto alto volta a envolver os pingüins militares – agora, tentando reconstruir um avião artesanal com a ajuda de pássaros e chimpanzés (“Precisaremos dos seus polegares!”, convoca o líder).Todas as seqüências que os envolvem possuem diálogos muito inspirados e são muito divertidas.

A insistência nas referências pop, que já havia sido o principal problema do primeiro filme, novamente tem acertos e erros. Algumas soluções são inteligentes, mas outras são piadas vazias e redudantes, perigosamente perto dos filmes-paródia que andam infestando o cinema (mesmo que Madagascar 2 não chafurde no mau gosto completo, apesar de uma ou outra pequena escatologia). No fim, anda vale como um bom passatempo. Mas só.

Madagascar 2 – A Grande Escapada. Estados Unidos, 2008. Direção: Eric Darnell, Tom McGrath. Vozes originais: Ben Stiller, Chris Rock, David Schwimmer, Jada Pinkett Smith, Sacha Baron Cohen, Cedric the Entertainer, Bernie Mac, Alec Baldwin. Vozes na dublagem brasileira: Heloísa Perissé, Sérgio Loroza. Atualmente em cartaz em João Pessoa, Campina Grande e Patos (em todas as cidades, apenas dublado).

Anúncios