stars-blue-4-03

Culpa em vários níveis 

No começo, sexo e leitura

No começo, sexo e leitura

A postura do povo alemão durante os anos do regime nazista é um tema espinhoso – tanto que poucos filmes se arriscam a abordá-lo. O Leitor (The Reader, Estados Unidos, 2008 ) fala sobre algo ainda menos abordado (ao menos em filmes não-alemães): a geração que cresceu na Alemanha após a Segunda Guerra e teve que lidar com a herança do nacional-socialismo e do Holocausto. Baseado no livro de Bernhard Schlink, o filme de Stephen Daldry utiliza o romance como um ponto de partida para falar de culpa em vários níveis.

A história começa nos anos 1950, em que o adolescente Michael Berg (David Kross) passa a ter um caso com a bilheteira de bondes Hannah (Kate Winslet), com o dobro da idade dele e sempre com o semblante duro. A pura atração física vai dando lugar ao amor quando as sessões de sexo passam a ser temperadas também com leitura: ele lê para ela alguma grandes obras da literatura.

Mas um dia ela some e o reencontro só acontece anos depois, em um tribunal que julga guardas da SS que haviam sido responsáveis por um campo de concentração na época da guerra. Entrecortando a ação no passado, entram cenas de Berg nos tempos atuais (interpretado por Ralph Fiennes) e, depois, nos anos 1980, sempre com relação ao seu amor de juventude e os sentimentos de culpa e responsabilidade de cada um nos dias do nazismo e com a memória disso.

O fator romance na trama é um complicador disso, um elemento que ajuda a embaralhar o que antes poderia parecer tão certo. A postura da personagem de Kate Winslet também é desconcertante e o filme é corajoso ao arriscar a simpatia da platéia por ela. Daldry foge com destreza que qualquer tentação pelo melodramático e consegue contar sua história com sobriedade e até alguma isenção. E ainda assim deixa o público com um nó na garganta ao final da projeção.

E, claro, conta com ótimas interpretações, o que é fundamental para um filme no qual o discurso é muito importante. Kate Winslet está, como quase sempre, excelente em um papel difícil – que já rendeu o Globo de Ouro e o SAG de atriz coadjuvante, o Bafta de melhor atriz e pode trazer enfim o Oscar de atriz que a Academia deve a ela faz tempo.

O Leitor. (The Reader). Estados Unidos, 2008. Direção: Stephen Daldry. Elenco: Kate Winslet, David Kross, Ralph Fiennes, Lena Olin, Alexandra Maria Lara. Em exibição nos cinemas de JP.

Anúncios