stars-blue-3-0

Espaço sem fronteiras

O triunvirato McCoy-Kirk-Spock reunido

O triunvirato McCoy-Kirk-Spock reunido

Jornada nas Estrelas é uma série que várias vezes pareceu ter chegado ao final de suas fronteiras. Primeiro, a série foi cancelada antes que a emissora percebesse que havia um público fanático se formando. Depois, a série de filmes que foi ameaçada a cada continuação, parecia estar encerrada, mas vem com um novo exemplar (desta vez, um prólogo) que estréia em maio.  A lista pode incluir a estréia da tripulação da Enterprise nos cinema, Jornada nas Estrelas – O Filme (Star Trek – The Motion Picture, Estados Unidos, 1979), de Robert Wise, uma produção acidentada, mas que acabou saindo e levando a franquia mais adiante.

Dá para imaginar o frisson dos trekkies ao ver o encontro de seus personagens preferidos e o reencontro deles com a nave espacial Enterprise – tudo mostrado com muita solenidade por Wise, diretor de outras pérolas da ficção científica: o clássico O Dia em que a Terra Parou (1951) e de O Enigma de Andrômeda (1971). Chamado como um especialista do assunto, a direção dele reflete a postura do filme de querer parecer mais “sério” do que Guerra nas Estrelas (1977), que arrebentou as bilheterias dois anos antes e inspirou um modismo em Hollywood ao qual o próprio filme de Jornada nas Estrelas devia um pouco a existência.

Enquanto Guerra nas Estrelas mergulhava sem pudores na fantasia ao misturar faroeste e capa-e-espada no espaço, Jornada tinha a herança da série de TV dos anos 1960, que fazia indagações para valer a respeito de posturas éticas e científicas nas expedições lideradas pelo capitão Kirk (William Shatner) com o apoio do oficial de ciências Spock (Leonard Nimoy) e o médico Leonard “Magro” McCoy (DeForest Kelley).

Acontece que, mesmo com a seriedade dos temas, a série Jornada nas Estrelas tinha uma leveza, uma certa descontração e um bom humor que tornava tudo mais saboroso. Ao contrário, em Jornada nas Estrelas – O Filme tudo é sombrio e carrancudo, Nem mesmo a camaradagem do elenco principal é muito evidente. A idéia é ser mais “ficção científica” que “diversão pura” e o filme realmente está mais para 2001 – Uma Odisséia no Espaço que para Guerra nas Estrelas. O figurino sóbrio (em lugar das coloridas camisas da série de TV) reforça ainda mais essa visão – e o filme ainda contou com consultoria da Nasa e do escritor Isaac Asimov!

A missão de “explorar novos mundos e civilizações”, anunciada desde os créditos de abertura de cada episódio da série, também fica um pouco de lado aqui. Afastado há mais de dois anos da Enterprise, Kirk volta à nave para comandá-la e levá-la para interceptar uma misteriosa nuvem destruidora que encaminha-se para a Terra. A maior parte do filme acontece, de fato, na nave, enquanto a tripulação tenta desvendar o mistério.

É uma trama bem armada, mas a verdade é que pouca coisa acontece. Sente-se falta dos encontros com outros mundos nessa trama que foi pensada originalmente como um reinício para a série de TV e depois virou um longa de grande orçamento, dando início à série no cinema – que teve seis partes e gerou mais quatro filmes com A Nova Geração, com o elenco do seriado que estreou em 1987.

Entre os problemas enfrentados pela produção, Leonard Nimoy quase não aceita repetir o papel do vulcano Spock.  Com o prazo apertado, Robert Wise e a equipe de pós-produção filmaram e finalizaram o filme às carreiras. No entanto, mesmo com o bom nível dos efeitos, o diretor pediu à Paramount – que aceitou – para editar uma “versão do diretor” em 2000, restaurando as imagens e adicionando novos efeitos.

Não mudou muita coisa: o reencontro de Kirk, Spock, McCoy, Scotty (James Doohan), Sulu (George Takei), Uhura (Nichelle Nichols) e Chekov (Walter Koenig) continua solene à beça e sincero em suas pretensões científicas – mas também menos divertido do que poderia.

Jornada nas Estrelas – O Filme (Star Trek – The Motion Picture). Estados Unidos, 1979. Direção: Robert Wise. Elenco: William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, Stephen Collins, Persis Khambatta, James Doohan, George Takei, Nichelle Nichols, Walter Koenig, Majel Barrett, Grace Lee Whitney, Mark Lenard, Marcy Lafferty. Disponível em DVD no Brasil pela Paramount.

Assista ao Comic Show sobre o universo de Jornada nas Estrelas

Crítica de Jornada nas Estrelas II – A Ira de Khan
Crítica de Jornada nas Estrelas III – À Procura de Spock
Crítica de Jornada nas Estrelas IV – A Volta para Casa
Crítica de Jornada nas Estrelas V – A Última Fronteira
Crítica de Star Trek