stars-blue-3-0

Poluição visual

Amy: roubando a cena como Amelia Eahart

Amy: roubando a cena como Amelia Eahart

A maioria das continuações padece do mesmo mal: a obrigação de ser maior do que o primeiro filme. Uma Noite no Museu 2 (Night at the Museum – Battle of the Smithsonian, Estados Unidos/ Canadá, 2009) não só não foge à regra, como é exemplar nisso.

A história agora é transferida do Museu de História Natural de Nova York para o Instituto Smithsonian, de Washington, um complexo de vários museus interligados. A profusão de novos personagens e cenários causam uma verdadeira poluição visual no filme e muitos personagens tem pouquíssimo a fazer, incluindo uma liga de vilões de reduz Al Capone, Napoleão Bonaparte e Ivã, o Terrível, a meros capangas. Há polvos, quadros, esculturas de plásticos, tudo ganhando vida graças à placa mágica egípcia que “acorda” os artefatos do museu a cada noite.

Com seus amigos transferidos para o Smithsonian, Larry (Ben Stiller), que era guarda noturno do museu no primeiro filme e agora é um rico empresário, é chamado por eles para impedir que a estátua de um antigo rei egípcio domine o mundo. Na corrida pela posse da placa, ela terá a ajuda principalmente, da estátua da aviadora Amelia Eahart (Amy Adams), primeira mulher a cruzar o Atlântico em um avião.

O roteiro começa curiosamente querendo parecer O Código Da Vinci ou A Lenda do Tesouro Perdido, mas é preguiçoso em várias soluções, como a estátua gigante de Abraham Lincoln resolvendo um dos problemas e depois indo embora, deixando os outros para lá ou a cena da batalha. Mas há acertos, como a cena “dentro” da famosa foto do beijo no fim da II Guerra, um Ben Stiller à vontade e Amy Adams linda e roubando todas as cenas em que aparece, com uma interpretação muito feliz.

Uma Noite no Museu 2 (Night at the Museum – Battle of the Smithsonian, Estados Unidos/ Canadá, 2009). Direção: Shawn Levy. Elenco: Ben Stiller, Amy Adams, Owen Wilson, Hank Azaria, Robin Williams, Christopher Guest, Alain Chabat, Steve Coogan, George Foreman, Eugene Levy. Atualmente em cartaz.

Anúncios