stars-blue-3-0½

Estilo demais

Depp em boa composição de John Dillinger

Depp em boa composição de John Dillinger

Michael Mann é um diretor muito bom, estiloso, mas com cacoetes que perecem impedi-lo de realizar uma obra-prima de verdade. Já teve material para isso algumas vezes, mas sempre fica pelo caminho. O caso se repete mais uma vez em Inimigos Públicos (Public Enemies, Estados Unidos, 2009).

Mann é um dos melhores cineastas a usar as locações como elemento crucial e o faz de novo aqui – ora explorando a Chicago dos anos 1930, ora a aridez em volta de uma penitenciária ou as florestas onde perseguições acontecem. A história de John Dillinger é interessante por si só e defendida por bons atores: Depp, no papel principal, Christian Bale, como o policial que o caça, e Marion Cotillard, como a namorada do gangster.

Bale tem um papel chave: seu policial federal é jogado nessa missão por J. Edgar Hoover, então dirigindo o FBI, e acaba cercando-se de homens que passam dos limites nas investigações (um possível comentário ainda sobre a recente Era Bush). Uma boa ideia, que poderia ser o grande lance do filme (é até a chave do título: Inimigos Públicos, no plural), mas surge tarde demais e não chega a ter mais consequências.

Por outro lado, Mann tem suas obsessões técnicas. Há alguns filmes vem experimentando o digital e, aqui, dispensou a película. O resultado oscila muito. Em alguns momentos, o resultado é bonito, como nos tiroteios à noite. Mas em boa parte do tempo, tudo ficou escuro demais.

E alguém precisa avisar ao diretor que o tripé é amigo dele. A insistência em usar a câmera na mão resulta em planos admiráveis, mas também em imagens que balançam até quando não deviam, sem qualquer significado. O que antes era entendido como um defeito primário e hoje é “estética”. No fim, Inimigos Públicos é um filme de gangster digno, mesclando o clássico e o moderno, mas fica a sensação de que poderia ser mais.

Inimigos Públicos (Public Enemies). Estados Unidos, 2009. Direção: Michael Mann. Elenco: Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cotillard, Billy Crudup, Jason Clarke, Stephen Dorff, Giovanni Ribisi, Branca Katic, James Russo, Lili Taylor, Leelee Sobieski, Diana Krall. Atualmente em cartaz nos cinemas.