stars-blue-5-0

Crônicas dublinenses

Os negros da Irlanda em ação

Os negros da Irlanda em ação

Em alguns filmes, por algum mistério, tudo dá certo. É o que aconteceu com The Commitments – Loucos pela Fama (The Commitments,  Irlanda/ Reino Unido/ Estados Unidos, 1991) que ficou famoso por sua música, mas vai bem além disso, se mostrando uma bela crônica dublinense permeada por ótimos diálogos e detalhes saborosos. Está, finalmente, saindo em DVD no Brasil.

O filme é sobre um grupo de jovens de Dublin que se reúnem para formar  uma banda de soul, capitaneados por um empresário tão jovem quanto eles (Robert Arkins). Os integrantes são bem heterogêneos, logo o talento (aprimorado por trabalho duro) convive desde o início com os problemas de relacionamento, além dos trabalhos para pagar as contas.

Os atores são realmente músicos e cantores da região, e o talento musical foi decisivo para conseguirem os papeis na seleção de elenco pelo diretor inglês Alan Parker (um especialista no gênero, que dirigiu Fama, 1978, e Evita, 1996). São figuras memoráveis, desde a linda Imelda (Angeline Ball), que é chamada para a banda pelos dotes físicos, mas se mostra uma grande cantora, passando pela figuraça do trompete Joey “The Lips” Fagan (Johnny Murphy), até o segurança psicopata promovido a baterista (Dave Finnegan). O anterior, Billy (Dick Massey) dizia que sua inspiração era o Animal, dos Muppets.

O resultado não poderia ser melhor – tanto que o filme não só rendeu duas trilhas sonoras de grande sucesso como a banda fictícia passou para o mundo real, com parte do elenco original fazendo shows. E, entre as músicas, uma interessante visão sobre a região pobre da capital da Irlanda. Quando um dos músicos questiona o gênero escolhido, o soul, como sendo muito brancos para tocá-lo, o empresário Jimmy sai com essa: “Os irlandeses são os negros da Europa. Os dublinenses são os negros da Irlanda. E os dublinenses do norte são os negros de Dublin. Por isso, diga ‘Sou negro e me orgulho disso’”.

O filme é recheado de detalhes saborosos, que vão das gêmeas que falam ao mesmo tempo, como os sobrinhos do Pato Donald, às referências cifradas (como a aparição do garoto das capas dos discos Boy, 1980, e War, 1983, então adolescente), passando pelo fato de que os irmãos que hoje formam a banda The Corrs aparecem em pontas no filme (a vocalista Andrea é a irmã Sharon), as piadas em torno de Elvis Presley, e da sinceridade e proletariedade do soul, defendidas por Jimmy de maneira absolutamente panfletária. É para curtir várias vezes e por todos os seus aspectos.

The Commitments – Loucos pela Fama (Irlanda/ Reino Unido/ Estados Unidos, 1991). Direção: Alan Parker. Elenco: Robert Arkins, Johnny Murphy, Andrew Strong, Angeline Ball, Maria Doyle Kennedy, Ken McCluskey, Glen Hansard, Félim Gormley, Bronagh Gallagher, Michael Aherne, Dave Finnegan, Dick Massey, Colm Meaney, Andrea Corr. Disponível em DVD no Brasil.

Anúncios