stars-blue-3-0½

História de um recomeço

Sem atrapalhar os atores

Sem atrapalhar os atores

Não se pode pedir muito mais do que isso: dois grandes atores passeando por Londres e interpretando maravilhosamente as dores e esperanças (ou falta de) de seus personagens. E Dustin Hoffman e Emma Thompson correspondem plenamente neste Tinha que Ser Você (Last Chance Harvey, Estados Unidos, 2008), que pode ser definido como uma espécie de Antes do Amanhecer (1994) da meia idade.

É justamente quando tenta variar isso que o filme escrito e dirigido por Joel Hopkins acaba derrapando. Toda a trama paralela envolvendo a mãe de Kate (Emma), superprotetora e dependente ao mesmo tempo e ainda obcecada pelo vizinho polonês é plenamente dispensável e só faz o filme perder tempo.

Felizmente, a maior parte da duração se concentra em Dustin e Emma. Um longo prólogo antecipa o encontro entre os dois mostrando alternadamente a situação de miséria emocional em que se encontram. Ele, americano em Londres para o casamento da filha, descobre que ela prefere o padastro para levá-la ao altar, e ainda perde o emprego. Ela, maltratada por passageiros que não dão atenção às suas perguntas no aeroporto, onde trabalha no setor de estatísticas, ainda solteira, um tanto retraída e com uma mãe que não larga do pé.

A partir do encontro anunciado, é admirar o desempenho dos dois grandes atores – certamente o melhor casal romântico deste ano nos cinemas locais, até agora. As fragilidades de cada personagem são expostas sem apelos ao melodrama, mas de maneira comovente. A dupla também não escapa de estar em cena em outra derrapada do filme: a manjada cena de provas de roupas numa loja. Mas isso é compensado, com sobras, pelo momento mágico de Hoffman em seu discurso para a filha. Hopkins quase sempre se lembra de que o forte de seu filme são os atores – e é seu maior acerto.

Tinha que Ser Você (Last Chance Harvey). Estados Unidos, 2008. Direção: Joel Hopkins. Elenco: Dustin Hoffman, Emma Thompson, Eileen Atkins, Kathy Baker, James Brolin. Atualmente em cartaz nos cinema.