Sandra, no SAG: mais um passo para o Oscar!

Saíram ontem à noite os premiados do Screen Actors Guild Awards, os SAGs – ou seja, o prêmio do sindicato dos atores. O principal prêmio, aqui, não existe como categoria no Oscar: é o de melhor elenco, e quem levou foi Bastardos Inglórios.

Já nas demais referentes a cinema, os SAGs fizeram côro com o Globo de Ouro. O melhor ator foi Jeff Bridges, por Coração Louco, a melhor atriz foi Sandra Bullock, por The Blind Side, o melhor ator coadjuvante foi Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios, e a melhor atriz coadjuvante foi Mo’Nique, por Preciosa.

É bom lembrar que só os atores votam para definir os indicados nas categorias de atuação (funciona assim também com diretores, roteiristas, maquiadores, etc). Logo, é de esperar que não haja praticamente mudança alguma entre os indicados do SAG e do Oscar (que serão anunciados dia 2).

Quem foi indicado no SAG e não foi ao Globo de Ouro? Jeremy Renner, como melhor ator por Guerra ao Terror. E Diane Kruger, por Bastardos Inglórios, no lugar de Julianne Moore, por A Single Man. Entre os indicados às categorias de ator e atriz em musicais ou comédias, só Meryl Streep conseguiu uma vaga: melhor atriz por Julie & Julia – tirou o lugar de Emily Blunt, por The Young Victoria.

Já para definir os premiados, todos votam e todas as categorias no Oscar. Ainda assim, a seção de atores é a mais numerosa. Logo, se a categoria está com esses premiados, pode-se dizer que eles efetivamente largam na frente para os prêmios da Academia: Bridges, Sandra, Waltz e Mo’Nique.

E como nem Coração Louco, nem The Blind Side devem ter chance para melhor filme, Bastardos Inglórios teria ganhado pontos? Bem, “melhor elenco” náo é “melhor filme”. Avatar não tem como concorrer à atuações, mesmo, e Amor sem Escalas não foi premiado pelo SAG, mas estava lá presente com três indicações.

Os prêmios do sindicato dos produtores será anunciado hoje. O dos diretores, no próximo sábado. O dos roteiristas, só no dia 20 de fevereiro. Veja abaixo os premiados do Screen Actors Guild Awards:

Cinema

Elenco: Bastardos Inglórios
Ator: Jeff Bridges (Coração Louco)
Atriz: Sandra Bullock (The Blind Side)
Ator coadjuvante: Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Atriz coadjuvante: Mo’Nique (Preciosa)

TV

Elenco/ série de comédia: Glee
Elenco/ série dramática: Mad Men
Ator/ série de comédia: Alec Baldwin (30 Rock)
Ator/ série dramática: Michael C. Hall (Dexter)
Ator/ telefilme ou minissérie: Kevin Bacon (Taking Chance)
Atriz/ série de comédia: Tina Fey (30 Rock)
Atriz/ série dramática: Julianna Margulies (The Good Wife)
Atriz/ telefilme ou minissérie: Drew Barrymore (Grey Gardens)

Anúncios