O Boulevard volta neste fim de semana com as listas de musas retroativas. Houve uma parada para a lista das musas do cinema em 2009. O que começa também é uma nova organização dessas listas.

Essas listas surgiram com a de 2005, referente apenas aos filmes que passaram no cinema em João Pessoa. Antes disso, não tenho como determinar com exatidão todos os filmes que passaram ou deixaram de passar aqui, de modo que as listas chamadas retroativas – que, de 2004 para trás, vão retrocedendo um ano – englobam todos os filmes lançados no ano em questão.

Isso criou uma injustiça nas listas de 2005 para a frente, já que o circuitinho local dá pouca atenção aos filmes fora de Hollywood. Musas européias e orientais, por exemplo, ficaram a mercê de uma carreira em Hollywood para figurar na lista.

A solução foi estabelecer também musas retroativas a partir de 2005, em paralelo às “musas/ cinema em JP”. No segundo caso, as listas são fixas, mas no primeiro podem incluir novas aparições mudando sua configuração de tempos em tempos.

Afinal, este blog é humano e tem consciência de que, apesar dos esforços, não consegue ver tudo. Pode, assim, ser surpreendido por uma musa em um filme que ainda era inédito para mim ou até ser lembrado de alguma (como aconteceu com Natassja Kinski, em Tess, de 1979).

Além disso, o número foi aumentado de 15 para 20. As atualizações já começaram a ser feitas e vão sendo anunciadas aqui – peço a compreensão dos leitores, porque o processo é gradual. Ao mesmo tempo, vamos continuando a lista para trás, a partir de 1978, e para a frente – a nova lista de 2005 entra neste sábado.

Já houve revisão nas listas de 2003 e 2004, com direito – somando-se a nova lista de 2005 – a novas fotos de Natalie Portman, Paz Vega, Charlize Theron, Eva Green, Luana Piovani, Keira Knightey, Leandra Leal, Ludivine Sagnier, Natália Lage, Rachel Weisz, Jessica Alba, Uma Thurman, Alice Braga, Reese Whiterspoon, Zooey Deschanel.

Continuem acompanhando (se é que alguém além de mim acompanha  – eu fico no maior suspense para saber quem vai ficar em primeiro na próxima lista).

Anúncios