½

Deslocamento ideal

Tina e Carell: na temperatura exata

Originalidade não é um objetivo que Uma Noite Fora de Série (Date Night, Estados Unidos, 2010) tenta cumprir. Como muitos filmes antes dele, mostra-se personagens que levam uma vida calma e/ ou entediada e que são sugados pelo turbilhão de acontecimentos de uma história policial ou de espionagem. Mas, pelo menos, o filme de Shawn Levy se esforça em fazer bem o que propõe – e começa com acerto notável, a escalação de Steve Carrell e Tina Fey para os papeis principais.

Carrell é ator da série The Office e de filmes como O Virgem de 40 Anos (2005), Pequena Miss Sunshine (2006) e Agente 86 (2008). Tina é criadora, produtora, roteirista e atriz da premiadíssima 30 Rock. São nomes importantes da comédia americana atual e não decepcionam, exibindo uma química perfeita entre eles e atuações na temperatura certa: sem estar no piloto automático, mas também sem exagerar.

Os dois formam esse casal, os Foster, que resolve dar um gás no casamento com uma noite em Manhattan. Acabam fingindo outra identidade, os Tripplehorn, para pegar uma reserva em um restaurante da moda e passam a ser perseguidos por bandidos que, por alguma razão, estão caçando este casal. O resto da noite vira uma correria, com tiroteios, perseguições de carro, mergulhos forçados no East River, boates de strip-tease…

E a participação ótima de vários atores como Mark Wahlberg, Ray Liotta e James Franco. E também ajuda o fato de que o roteiro de Josh Klausner organiza com inteligência o andamento da trama, concatenando cada detalhe.

Mas Carrell e Tina são a chave do sucesso do filme. Eles sabem onde está a graça e sabem que, para isso, o equilíbrio é fundamental. Em vários momentos do filme, eles fazem tipo, deixam aflorar a loucura, falam palavrões, entram destemidamente em momentos de vergonha alheia – mas, como escreveu o crítico americano Roger Ebert, eles se comportam como personagens que não fariam parte de uma comédia maluca, e isso é o que torna tudo realmente muito engraçado.

Uma Noite Fora de Série. (Date Night). Estados Unidos, 2010. Direção: Shwan Levy. Elenco: Steve Carrell, Tina Fey, Mark Wahlberg, Taraji P. Henson, Jimmi Simpson, Common, Mark Ruffalo, James Franco, Mila Kunis, Ray Liotta, William Fichtner, Will.I.Am.

* Versão estendida da crítica publicada dia 17/4, no Jornal da Paraíba.

Anúncios