Mais um herói relutante

Anabolizado, o novo "Fúria de Titãs" não convence

O Fúria de Titãs original, de 1981, foi a despedida de Ray Harryhausen, o mestre da animação stop-motion. Também foi de um período em que os efeitos foram se modernizando – já havia Guerra nas Estrelas (1977) – até chegar ao novo Fúria de Titãs (Clash of the Titans, Estados Unidos/ Reino Unido, 2010), onde quase tudo é digital. A animação é muito mais realista, as possibilidades de trabalho com a câmera são bem mais elásticas, mas – não adianta – o novo filme perde para o anterior em um quesito importantíssimo: charme.

A história é basicamente a mesma: filho de Zeus com uma humana, Perseu é criado longe de tudo até que o destino o coloca em Argos, cidade ameaçada de ser destruída em poucos dias, caso não sacrifique a princesa Andrômeda; para evitar isso, Perseu segue em uma missão para descobrir um meio de derrotar o Kraken, monstro gigante que será enviado pelos deuses para arrasar a cidade, caso o sacrifício não seja aceito.

O filme de Louis Leterrier  procura recuperar algumas cenas do clássico produzido por Harryhausen, como a luta contra os escorpiões gigantes, mas inclui personagens que não acrescentam nada e desperdiça outros. Andrômeda (Alexa Davalos) é escanteada e o Olimpo resume-se basicamente a Zeus (Liam Nesson) e Hades (Ralph Fiennes).

Sam Worthington – que parece ter saído da academia e do barbeiro, com aquele cabelo quase raspado – é um Perseu que não atrapalha, embora também não seja especialmente marcante. Na linha dos filmes de aventura atuais – como este espaço já apontou a respeito de Robin Hood -, é um herói relutante, que sofre muito e quase não sorri, e nega seu heroísmo enquanto pode. Falta luz para transformar este Fúria de Titãs em algo memorável – coisa que o de 1981, mesmo datado, sempre será.

Fúria de Titãs. (Clash of the Titans). Estados Unidos/ Reino Unido, 2010. Direção: Louis Leterrier. Elenco: Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Jason Flemyng, Gemma Aterton, Alexa Davalos, Polly Walker, Pete Postlethwaite, Elizabeth McGovern, Danny Huston, Jane March.

Anúncios