½

Absurdo com os especialistas

Nova versão do quarteto captou bem a essência do original oitentista

A série Esquadrão Classe A fez sucesso nos anos 1980 principalmente porque era uma mistura nada ambiciosa de aventura e humor bem dosada e um equilíbrio perfeito entre seus quatro protagonistas – numa época em que até os mais ridículos filmes de ação se levavam muito a sério. O filme Esquadrão Classe A (The A-Team, Estados Unidos, 2010) preza também por isso e até consegue parecer descompromissado – embora, não seja e almeje evidentemente se tornar uma franquia.

Hannibal (Liam Neeson), Cara-de-Pau (Bradley Cooper), B.A. (Quinton “Rampage” Jackson) e Murdock (Sharlto Copley) formam uma equipe que foi expulsa com desonra do exército americano por um crime que não cometeram e trabalham como soldados da fortuna enquanto tentam limpar seus nomes. É assim que a série se apresenta já nos créditos de abertura. O filme conta como o quarteto se conheceu, como foi incriminado e sua primeira missão na clandestinidade.

O diretor Joe Carnahan entendeu direitinho que não se levar a sério é parte da receita. O filme é espirituoso, aposta em planos mirabolantes e já estabelece com inteligência a premissa ao tornar o Esquadrão Classe A famoso já durante a Guerra do Golfo por sempre topar (e realizar) missões absurdas. Com isso, o que vier de estapafúrdio no decorrer do filme está bem enquadrado dentro do universo proposto por ele.

Aqui, tudo isso funciona e sem a empáfia de, por exemplo, um John Woo em Missão Impossível 2 (2000). Mas o melhor mesmo é a interação entre os quatro personagens. Copley (o protagonista de Distrito 9, 2009) dá um show como “Mad” Murdock, Cooper e Nesson recriam e atualizam com perfeição seus personagens. A tarefa mais ingrata é a de Jackson, que não tem tamanho para impressionar como o B.A. que foi do gigante mau encarado Mr. T nos anos 1980, e é também mais – digamos – sociável. Mas mesmo assim convence e forma um time entrosado e que certamente dá vontade de ver em um novo episódio.

Esquadrão Classe A. (The A-Team). Estados Unidos, 2010. Direção: Joe Carnahan. Elenco: Liam Neeson, Bradley Cooper, Quinton “Rampage” Jackson, Sharlto Copley, Jessica Biel, Patrick Wilson, Gerald McRaney, Henry Czerny, Dirk Benedict, Dwight Schultz.

Anúncios