Há alguns anos eu gerencio a comunidade Cinéfilos de João Pessoa naquela coisa fora de moda chamada Orkut. E nela, nós fazemos há alguns anos uma eleição dos melhores filmes do ano, cheia de regras, e de longuíssima duração: começa geralmente em outubro e vai até janeiro/ fevereiro, dependendo dos atrasos do moderador (eu).

Pensei em fazer uma votação paralela (ou unificar as duas, se resolver isso aqui pro fim do ano) no blog e no Facebook (já que estão interligados). O que acham?

As regras serão as mesmas, a saber:

– A eleição é feita neste modelo, no Orkut, há três anos. A cada semana (entre a noite do domingo e a hora do almoço da segunda), eu disponibilizo a lista dos filmes que estrearam em João Pessoa de um determinado mês e atualizo o resultado parcial até o momento. Aqui, o voto pode vir no comentário respectivo de cada post. Evidentemente, só vale um voto por pessoa.

– Para controle meu e como o universo de eleitores é paraibano, entram na votação apenas os filmes exibidos nos cinemas de João Pessoa e Campina Grande. Mas pode votar quem quiser – é preciso ter assistido ao filme, mas não precisa que tenha sido no cinema. Vale DVD, download ou seu pirata amigo da esquina.

– Vamos dar notas de zero a cinco para cada filme. Não valem notas quebradas. Notas quebradas serão automaticamente arredondadas para baixo e o votante será avisado para corrigi-las, caso não concorde com a correção automática.

Se você não viu o filme, não dê nota. Coloque apenas “não assisti”, “não vi” ou alguma outra indicação do gênero. Isto é importante, porque as médias são calculadas pelo número de votos recebidos, e isso varia de um filme para outro. Assim, filmes off-Hollywood, menos vistos, podem concorrer em pé de igualdade com os blockbusters.

– De preferência, coloque toda a lista de filmes do mês no seu comentário de voto. Não apague os filmes que você não viu. Muita gente pega a lista de votação do comentário anterior e, se você não colocar todos os filmes no seu, corre o risco de alguém deixar de dar notas para alguns filmes por não saber que eles estão na lista.

– Para pontuar, um filme terá que ter, no mínimo, três votos.

Comente! Campanhas e discussões são sempre bem-vindas.

– A votação fica aberta até o fim da eleição – vale votar retroativamente em meses que já foram votados. Mas não vale corrigir nota já dada.

Alguém quer entrar nessa?

Anúncios