Eu fiz essa pergunta há dez anos a 50 deles para uma revista virtual que fazia com amigos na época, a Bússola. No Fest Aruanda do ano passado, resolvi iniciar um longo – porque solitário – projeto de refazer essa pesquisa e ampliá-la para 100 pessoas.

Atazanei esta centena de pessoas pessoalmente, por telefone, por e-mail. Quase todas falaram como a escolha de apenas cinco era injusta (e eu respondia que sabia, porque minha própria lisa ideal seria de oito). Outros se fingiram de desentendidos e mandaram listas de seis ou sete, que tiveram que corrigir.

Agora, de volta ao Fest Aruanda, chegou o momento de concluir a enquete. O resultado é uma lista representativa tanto no nomes dos votados quanto nos votantes.

De profissionais do cinema do mitológico Linduarte Noronha ao jovem Arthur Lins, de atores do veterano José Dumont à revelação Mayana Neiva, de críticos consagrados como João Batista de Brito a talentos que dão seus primeiros passos nos blogs, como Ana Carolina Porto.

Profissionais como Walter Carvalho, pesquisadores como Junerlei Moraes e apenas apaixonados como Ivan Cineminha. Muita gente boa, famosa ou anônima, cita seus preferidos (que são cineastas famosos e também alguns quase anônimos.

Cliquem e confiram o resultado e as listas de cada um. E nos deixe conhecer a sua!

***

Estamos com problemas para colocar os links, mas a listas estão aqui:

– Os diretores: https://renatofelix.wordpress.com/pesquisa-os-cineastas-preferidos-dos-cinefilos-paraibanos/
– Os eleitores e suas listas: https://renatofelix.wordpress.com/quem-votou/

 

Anúncios