Publicada em 5 de janeiro de 2002, em A União.

1 – “Traffic”, de Steven Soderbergh

“É um mosaico impressionante (…). A costura é perfeita, os dramas contundentes e Soderbergh consegue um clima diferentes para cada trama”.

2 – “Quase Famosos”, de Cameron Crowe

“O tom vai mais para a nostalgia e (…) o garoto-jornalista não perde sua visão romântica sobre o mundo do rock. E nem o filme, que é o melhor”.

3 – “Monstros S.A.”, de Peter Docter e David Silverman

“Poucas coisas no cinema atual são tão certas quanto o fato de que quando a Disney e a Pixar lançam um filme em conjunto, ele será imperdível”.

4 – “Shrek”, de Andrew Adamson e Vicky Jenson

“Os estúdio DreamWorks aproveitam para tirar um sarro inocente da cara da rival Disney, realizando seu melhor e mais divertido filme de animação até agora”.

5- “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de Chris Columbus

“Combina habilmente o que o livro tem de mais saboroso: o universo encantado da magia e o cotidiano normal de uma escola”.

6 – “Náufrago”, de Robert Zemeckis

“Um drama poderoso, muito bem conduzido por Zemeckis. (Tom) Hanks perdeu o Oscar para Russell Crowe em Gladiador, o que só pode ser classificado como uma grossa roubalheira”.

7 – “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky

“Tecnicamente simples e até meio bruto, é um vigoroso manifesto contra o terror dos manicômios, escorado em interpretações fortes e numa narrativa dinâmica”.

8 – “O Diário de Bridget Jones”, de Sharon Maguire

“É um divertido relato de um ano na vida de uma solteira na casa dos 30”.

9 – “O Tigre e o Dragão”, de Ang Lee

“Conseguiu a proeza de ser uma mistura de cinema de arte com filme de artes marciais”.

10 – “Inteligência Artificial”, de Steven Spielberg

“Alternando momentos de frieza típicos de Kubrick com outros de sentimentalismo típicos de Spielberg, é brilhante na condução da história”.

***

Ter lido os livros recentemente certamente influenciou na entrada de Harry Potter e Bridget Jones na lista. Gosto bastante dos dois ainda, mas hoje colocaria Náufrago, Bicho de Sete Cabeças e O Tigre e o Dragão em melhores posições. Este também foi o ano em que o MAG Shopping inaugurou suas cinco salas de cinema – o primeiro multiplex de João Pessoa.

Melhores do ano: 2000

Anúncios