Sempre considerando os 140 filmes que estiveram efetivamente em cartaz nos cinemas de João Pessoa.

1. Direito de Amar – Ok, “um homem solteiro” não é bom, mas poderia ser “um homem só” ou “um homem solitário”. Ao invés disso, a Paris Filmes resolveu tascar o mesmo título de uma telenovela de 1987! E se a trama gira em torno da depressão do protagonista após a morte de seu companheiro, qual o sentido?

2. O Golpista do Ano – Não foram poucos os que entraram no cinema ou levaram o DVD para casa achando que iam assistir a outro Ace Ventura ou alguma comédia trivial de Jim Carrey. A Imagem Filmes tentou mesmo esconder o aspecto gay do filme (embora a cena do cartaz não negue muito). “Originalíssimo”, O Golpista do Ano entra no clube de O Homem do Ano, O Vigarista do Ano e outros.

3. Guerra ao Terror – Como nem a distribuidora original apostava que The Hurt Locker fosse longe em alguma coisa, a Imagem Filmes não se esforçou nem um milímetro para ser criativa no título nacional, que ficou um primor de generalização e de nada a dizer sobre o filme. Para piorar, lançou direto em DVD (com uma capinha que não mostrava o ator principal e ostentava em letras garrafais o nome de três coadjuvantes famosos, como se fossem eles os protagonistas do filme) e teve que colocar o rabo entre as pernas para lançá-lo nos cinemas tupiniquins depois que ele foi indicado ao Oscar (que acabou ganhando).

4. Um Sonho Possível – Outra obra-prima dos péssimos títulos. “O lado cego” explicado já no começo do filme vira esse manjado título nacional. O pessoal da Warner deve ter achado muito criativo usar “possível” em vez de “impossível”. “Vamos surpreender todo mundo”, devem ter pensado.

5. Amor sem Escalas – O título original refere-se à condição do personagem de George Clooney – o fato de estar sempre viajando é uma metáfora para não “ter os pés no chão”, “criar raízes”. Mas claro que a UIP preferiu fazer todo mundo acreditar que se tratava de uma comédia romântica? Há um romance no filme? Então tem que ter “amor” no título.

6. Coincidências do Amor – De “a troca” para Coincidências do Amor. Já estava bastante ruim assim, mas piora quando você descobre que não há coincidência nenhuma na trama. O que aparentemente não é coincidência é a Imagem Filmes aparecer tanto nessa lista (ano passado foram três vezes; neste já vamos em outras três).

7. Atração Perigosa – O título original não é à toa: o filme tem uma relação muito próxima com Boston e, mais precisamente, com o bairro onde a história se passa. Mas é aquela história: tem um romance que pode colocar tudo a perder. Logo, pensa a Warner: Atração Perigosa, genérico até dizer chega.

8. Dupla Implacável – Pobre do filme policial que cai nas mãos da Playarte… Ano passado, eles já tinham conseguido transformar Pride and Glory no desinspiradíssimo Força Policial. Aqui, o título original é uma referência a um dos melhores filmes de James Bond, From Russia with Love, que, no Brasil, ganhou o título de Moscou contra 007 (plenamente elegível para uma lista daquele ano, 1963). Ok, ok, nesse sentido é praticamente impossível traduzir e manter a referência. Mas dava pra fazer melhor do que o genérico Dupla Implacável, não dava? Pelo menos alguma coisa a ver com Paris, Playarte!

9. Par Perfeito – Mulher descobre que o marido é um assassino profissional. Ele está sendo caçado e ela tem que entrar na dança: Killers. Ok, “assassinos” não seria bom, mas a trama está muito longe de Par Perfeito. Qualquer comédia romântica poderia ostentar esse título, mas isso não impediu a Imagem Filmes.

10. A Ressaca – Ano passado coloquei Se Beber Não Case na lista, cuja tradução do título original era simplesmente “a ressaca” (título que o filme efetivamente ganhou em Portugal). Pois não é que a tal “banheira máquina do tempo” virou aqui estrambolicamente A Ressaca? Com essa, a Imagem dominou a metade da nossa lista. Parabéns a todos os envolvidos.

Os títulos mais esdrúxulos de 2009 <<
>> Os títulos mais esdrúxulos de 2011

Mais retrospectiva 2010:

Os melhores filmes do ano
O cinema da década
As musas de 2010
50 filmes que não foram exibidos em 2010

Anúncios