Woody Allen tem admiradores fiéis (entre os quais me incluo, claro). Por isso, perguntei aos tuíters quais os três favoritos de cada um. 11 responderam, com a minha resposta a seguir, somos 12. Aqui vão os três da maioria – na verdade, quatro, já que houve empate.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Manhattan (6 votos): Os dois filmes empataram na liderança com folga dos terceiros lugares. São, na prática, até parecidos: com um espaço de dois anos entre eles, têm Woody e Diane Keaton em complicações românticas, Nova York sempre eloqüente, referências culturais… Noivo Neurótico foi o filme que mudou tudo na carreira de Woody, em 1977. Aqui, ele migrou para um cinema de referências culturais e intelectuais inédito até então – e ganhou o Oscar. Manhattan é em preto-e-branco e tem a música de Gershwin na trilha sonora. Woody fez, em 1979, o filme definitivo com Nova York como personagem. O final, depois que o personagem de Allen enumera as razões pelas quais a vida vale a pena, é brilhante.

Match Point e A Rosa Púrpura do Cairo (3 votos): Novo empate no terceiro lugar, agora entre filmes bem diferentes. Match Point (1986) é um drama criminal que foge ao estilo em que Allen se consagrou. A Rosa Púrpura do Cairo (1985) é um dos melhores filmes sobre cinema já feitos. Ambos com suas musas de cada momento: Scarlett Johansson, nos anos 2000; Mia Farrow, nos anos 1980.

– Os outros citados:

Tudo o que Você Gostaria de Saber sobre Sexo, mas Tinha Medo de Perguntar (1972), A Era do Rádio (1987), Todos Dizem Eu Te Amo (1996), Zelig (1983), Poderosa Afrodite (1995), Hannah e Suas Irmãs (1986): 2

Dirigindo no Escuro (2002), A Última Noite de Boris Gruschenko (1975), Maridos e Esposas (1993), Melinda e Melinda (2005), Desconstruindo Harry (1997), Vicky Cristina Barcelona (2008)

– Quem votou:

@FlavioMSP Dirigindo no Escuro, A Última Noite de Boris Gruschenko, Tudo o que Você Gostaria de Saber sobre Sexo, mas Tinha Medo de Perguntar

@selmaviana Todos Dizem Eu Te Amo, Poderosa Afrodite, Match Point

@allanray1979 Maridos e Esposas, Manhattan, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

@GianOrsini Manhattan, A Rosa Púrpura do Cairo, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

@fellini_76 Manhattan, Zelig, Match Point

@RodLaurentino A Era do Rádio, Hannah e Suas Irmãs, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

@Daslei Tudo o que Você Sempre Quis Saber sobre Sexo, mas Tinha Medo de Perguntar, Manhattan, Match Point

@betomenezes Manhattan, Melinda e Melinda, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

@AmadeusEduardo A Rosa Púrpura do Cairo, A Era do Rádio, Todos Dizem Eu Te Amo

@karolzilah Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Zelig, A Rosa Púrpura do Cairo

@evelinealvarez Desconstruindo Harry, Vicky Cristina Barcelona, Poderosa Afrodite

@renatofelix Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Hannah e Suas Irmãs, Manhattan

Anúncios