Daqui a uma semana vai começar mais uma eleição do Melhores do Ano 2011 – os melhores filmes exibidos nos cinemas de João Pessoa este ano. Mas como assim eleger os melhores em outubro?

Quem já participou, sabe. Nossa eleição – que acontecia no Orkut desde 2005 e agora está expandindo as fronteiras – é a mais longa do gênero e também a mais justa.

A cada semana será postada por mim a lista dos filmes que entraram em cartaz nos cinemas pessoenses em um mês específico. Os eleitores darão notas de o a 5 para cada um desses filmes. Eu faço a média a cada semana e posto os filmes do mês seguinte. O filme com a maior média final, vence.

Importante 1: se o eleitor não viu determinado filme, deve colocar um “não vi” ou coisa que o valha. A média será feita somando as notas e dividindo pelo número de pessoas que viram o filme. Exemplo: se filme “a” somou 23 pontos com cinco espectadores, sua nota será maior que o filme “b”, que somou 23 pontos, mas com sete espectadores.

Importante 2: não valem notas quebradas. Se aparecerem, elas serão automaticamente arredondadas para baixo.

Importante 3: para ser apto à votação, um filme terá que receber, no mínimo, quatro notas.

Pode comentar à vontade e também pode votar retroativamente. Exemplo: se só depois você assistir um filme que passou em janeiro, pode atualizar o status da nota. O que não vale é mudar uma nota depois de dada.

Só vale votar em uma rede social – comentários no facebook, comunidade no orkut ou comentários no blog. Se eu pegar votando duas vezes, o eleitor está impugnado.

Os eleitores que votarem em todos os meses (mesmo que algum não tenha visto nenhum filme tem que botar lá os “não vi”) estarão aptos a participar de um sorteio. O vencedor vai poder escolher um entre seis filmes em DVD, originais e usados por mim. Vou revelar quais são durante a semana.

A se manter o ritmo de um mês a cada semana, o melhor filme do ano nos cinemas pessoenses sairá em meados de janeiro.

Questões não previstas aqui serão resolvidas pela comissão da eleição: eu.

Melhores do Ano: Retrospectiva 2006
Melhores do Ano: Retrospectiva 2007

Anúncios