½

Recomeço entre os bichos

A vigília pelo tigre doente é a despedida simbólica da esposa morta

Cameron Crowe sempre foi um sentimental, mas vem colocando uma colher a mais de açúcar em seus filmes desde, pelo menos, Tudo Acontece em Elizabethtown (2005). Para quem tem Billy Wilder como ídolo parece estranho, mas ainda bem que isso não chega a prejudicar seriamente Compramos um Zoológico (We Bought a Zoo, EUA, 2011).

Diretor do brilhante Quase Famosos (2000) e do ótimo Jerry Maguire, a Grande Virada (1996), Crowe dirige e co-escreve a adaptação do livro autobiográfico de Benjamin Mee, jornalista que, meses depois que a mulher morre, resolve tentar uma nova vida e acaba comprando e se mudando com os dois filhos para um zoológico desativado. Junto com os funcionários, ele tenta reabrir o local, à custa de muito trabalho, dinheiro, problemas familiares e imprevistos.

O filme é sustentado pela ótima escolha do elenco – dos astros, Matt Damon e Scarlett Johansson – aos coadjuvantes, como Angus Macfayden (que garante as melhores risadas), a irresistível menininha Maggie Elizabeth Jones, o jovenzinhos Colin Ford e Elle Fanning descobrindo o amor e até John Michael Higgins, que faz o temido inspetor de parques.

Quando é sutil, Crowe se sai melhor. Pai e filho sentados, em vigília pelo tigre doente, no que ao mesmo tempo é uma despedida da esposa/mãe falecida é melhor do que o ajuste de contas aos gritos entre eles na casa, por exemplo.

O filme altera a ordem dos acontecimentos para atribuir maior significado à compra do zoo. Na verdade, a esposa de Benjamin trabalhou pela aquisição e reabertura do lugar. Mas isso é mérito do roteiro: sublinhar ou atribuir significado às coisas. Outra qualidade: não transformar a história em um romance entre Damon e Scarlett, embora a fagulha seja perceptível. São coisas que fazem o filme de Crowe valer a pena: o amor eterno (que supera a morte), o novo amor, o primeiro amor.

Compramos um Zoológico (We Bought a Zoo, EUA, 2011). Direção: Cameron Crowe. Elenco: Matt Damon, Scarlett Johansson, Thomas Haden Church, Colin Ford, Maggie Elkizabeth Jones, Angus Macfayden, Elle Fanning, Patrick Fugit, John Michael Higgins.

Anúncios