O Festival Varilux de Cinema Francês está de volta a João Pessoa e os amantes do cinema agradecem. Vai ser uma maratona bem puxada: 17 filmes em 7 dias. Serão quatro ou cinco filmes por dia, repetindo-se apenas uma vez. Faça sua planilha e comece assistindo aos trailers de cada um dos filmes mais abaixo. Os dias e horários de cada um estão no quadro a seguir, da capa do Caderno 2 do Correio de hoje (clique para ampliar). E lá no final, a programação por dia. E mais detalhes no site do festival. Divirta-se!

Todos os filmes, os dias e horários em que passarão

E Agora, Aonde Vamos? – da diretora libanesa Nadine Labaki, a mesma de Caramelo, é uma comédia dramática que mostra as mulheres de um vilarejo tentando conter as tensões entre muçulmanos e católicos.

O Barco da Esperança – Co-produção com o Senegal, é sobre um barco de pesca que sai de Dacar em direção às Ilhas Canárias, uma travessia perigosa.

Polissia – Indicado a nada menos que 14 Césars e vencedor de dois, o filme mostra o cotidiano de integrantes de uma brigada de proteção ao menor. As histórias são baseadas em fatos reais.

Adeus, Bertha ou o Enterro da Vovó – Comédia sobre um homem que precisa lidar com a morte da avó e também com a esposa e a amante – para cujo filho ele vinha preparando um show de mágica.

Titeuf – Animação baseada em uma série de quadrinhos de Zep – que também dirige o filme. Virou uma série animada de TV em 2001, antes de virar filme.

A Filha do Pai – O ator e diretor Daniel Auteuil leva aos cinemas uma nova versão para o clássico filme de Marcel Pagnol, de 1940.

A Vida Vai Melhorar – É um drama que mostra um casal tentando levar seu restaurante à frente, mas em dificuldades financeiras. Até que a mulher desaparece deixando o marido e o filho de 9 anos.

Um Evento Feliz – As delícias e agruras da maternidade.

Intocáveis – Grande sucesso de público na França, ganhou o César de melhor ator (para Omar Sy, derrotando Jean Dujardin por O Artista). A história é a de um aristocrata tetraplégico que contrata como cuidador um jovem recém saído da prisão – não talhado para o serviço, mas que devolve sua alegria de viver.

Paris-Manhattan – A personagem principal é uma farmacêutica apaixonada pelo cinema de Woody Allen e que tem dificuldades em emplacar um relacionamento.

Aqui Embaixo – O filme se passa em 1943, ainda na França ocupada, sobre uma freira que serve em um hospital com um capitão que abala sua fé.

My Way – O Mito Além da Música – Uma cinebiografia de Claude François, ícone da música popular francesa – ele é o autor de “Comme d’habitude”, que, em inglês e cantada por Sinatra, foi imortalizada como “My way”.

Uma Garrafa no Mar de Gaza – Depois de um atentado em Jerusalém, uma garota judia de 17 anos escreve uma carta a um palestino anônimo questionando a hostilidade entre os dois povos – e a carta é jogada ao mar, numa garrafa. Mas um dia ela recebe uma resposta.

O Monge – Thriller estrelado por Vincent Cassel. Ele é o fervoroso pregador de um convento espanhol do século XVII que entra em dúvida com a chegada de um novo e misterioso noviço.

Alyah – Rapaz que procura uma definição na vida resolve embarcar na aventura do primo: abrir um restaurante em Israel. Para isso, ele terá que deixar tudo para trás.

A Arte de Amar – Cinco histórias de amor que se cruzam. Este é o único filme que só será exibido uma única vez no festival.

Americano – Quando volta aos Estados Unidos para resolver as pendências surgidas com a morte da mãe, um homem descobre que uma dançarina tinha entrado na vida dela. O filme tem Salma Hayek no elenco.

PROGRAMAÇÃO POR DIA:

Dia 17/08 (Sexta-Feira)
14h00 – E Agora, Aonde Vamos?
16h10 – O Barco da Esperança
18h00 – Polissia
20h35 – Adeus Berthe ou O Enterro da Vovó

Dia 18/08 (Sábado)
14h00 – Titeuf
15h35  – A Filha do Pai
17h40 – A Vida Vai Melhorar
19h50 – Um Evento Feliz
22h00 – Intocáveis

Dia 19/08 (Domingo)
14h00 – Titeuf
15h35 – Paris-Manhattan
17h10 – Aqui Embaixo
19h15 – My Way – O Mito Além da Música
22h00 – E Agora, Aonde Vamos?

Dia 20/08 (Segunda-Feira)
14h00 – Um Evento Feliz
16h10 – Uma Garrafa no Mar de Gaza
18h00 – Intocáveis
20h05 – O Monge
22h15 – Alyah

Dia 21/08 (Terça-Feira)
14h00 – Aqui Embaixo
16h00 – O Monge
18h00 – Paris-Manhattan
19h40 – A Arte de Amar
21h15 – My Way – O Mito Além da Música

Dia 22/08 (Quarta-Feira)
15h45   – Americano
17h40 – Adeus Berthe ou o Enterro da Vovó
19h40  – A Filha do Pai
21h45 – Polissia

Dia 23/08 (Quinta-Feira)
14h00 – Americano
16h00 – A Vida Vai Melhorar
18h10 – O Barco da Esperança
19h50 – Alyah
21h40 – Uma Garrafa no Mar de Gaza

Anúncios