Estrelas-03 juntas-site

Um problema maior

Giovanni Rato e Rita Batata: irmãos unidos, mas que vão enfrentar um grande problema

Giovanni Gallo e Rita Batata: irmãos unidos, mas que vão enfrentar um grande problema

De Menor (Brasil, 2014), melhor ficção nacional no Festival do Rio 2013, é um filme que se debruça sobre o debate em relação à maioridade penal. Mais do que isso, sua diretora (Caru Alves de Souza, filha da também cineasta Tata Amaral) e elenco tem uma posição clara, definida e divulgada sobre o tema: são contra a redução.

Não está claro se o filme é pretendido como uma defesa dessa visão – se for, é incerto se ele consiga convencer. A história gira em torno de um casal de irmãos, órfãos, em Santos. Helena (Rita Batata) é uma defensora pública que trabalha com menores infratores. Caio (Giovanni Gallo) e seu irmão caçula. Eles são bastante próximos, mas um dia Helena terá que defender o próprio irmão, que foi preso.

Evitando qualquer drama mais acentuado, o filme mostra as agruras penais pelas quais um jovem pode passar nesse sistema e usa um exemplo de que a criminalidade juvenil deve ter raízes mais profundas (no subtema em que Helena tenta reconciliar por si mesma um de seus clientes com a mãe pobre, que vive em São Paulo). E fica nisso. Se a ideia é fornecer elementos para que o espectador tire suas próprias conclusões, sem defender um lado ou o outro, nisso o filme se sai bem melhor. Aborda alguns fatos, se escandaliza sobre como menores infratores são tratados no país e a falta de perspectiva na qual eles são atirados, mas não sugere – nem pretende sugerir – alternativas.

Como drama humano, De Menor funciona bem, principalmente por causa dos atores. Rita Batata está muito bem e sustenta o filme como protagonista. As cenas de intimidade entre os irmãos são bem construídas e bonitas (como Helena chegando em casa e conversando com o irmão no banho, e as dos dois na praia). Nas cenas de audiência, a atriz de 28 anos (que parece mais jovem do que realmente é) é bem secundada p0r Caco Ciocler, como o juiz, e Rui Ricardo Diaz (que foi o Lula do filme de Fábio Barreto), como o promotor. São cenas que dão complexidade às situações e mostram que não há uma solução fácil – se é que existe uma.

De Menor. Brasil, 2014. Direção: Caru Alves de Souza. Elenco: Rita Batata, Giovanni Gallo, Caco Ciocler, Rui Ricardo Diaz.

* Versão estendida de crítica publicada no Correio da Paraíba, em 1 de outubro de 2014

Anúncios