Agora nossa lista vai ás atrizes que concorrem ao Globo de Ouro de atriz em musicais ou comédias. Uma separação que já contei no post anterior porque me desagrada, mas enfim.

Globo de Ouro - atriz comédia

ATRIZ/ MUSICAL OU COMÉDIA: Amy Adams (Grandes Olhos); Emily Blunt (Caminhos da Floresta); Julianne Moore (Mapa para as Estrelas); Helen Mirren (A 100 Passos de um Sonho); Quvenzhané Wallis (Annie).

Amy Adams é Margaret Keane em Grandes Olhos, baseada em uma personagem real, a artista plástica americana cujos trabalhos (pinturas de mulheres e crianças marcados pelos grandes olhos) começaram a ganhar notabilidade nos anos 1960, mas sob a assinatura do marido dela, Walter (vivido por Christoph Waltz), um caso que foi parar nos tribunais. Amy é a atual vencedora da categoria, por Trapaça. Fora isso, já concorreu outras quatro vezes. Grandes Olhos, que é dirigido por Tim Burton, estreia no Brasil dia 29.

Emily Blunt faz a mulher do padeiro em Caminhos da Floresta. O casal é o protagonista do filme, amaldiçoados pela bruxa vivida por Meryl Streep e obrigado a percorrer os contos-de-fadas no musical com canções de Stephen Sondheim. Emily ganhou um Globo de Ouro em 2007, como atriz coadjuvante em série, minissérie ou telefilme, por A Filha de Gideon. Concorreu outras quatro vezes. O filme estreia no Brasil dia 29.

Julianne Moore, que concorre também em melhor atriz/ drama, aqui está no páreo por Mapa para as Estrelas, de David Cronenberg. No papel de Havana, uma atriz de Hollywood em decadência e em crise, que deseja interpretar o papel mais famoso de sua mãe em um remake. Pelo papel, Julianne foi eleita a melhor atriz do último Festival de Cannes. Estas são suas 8ª e 9ª indicações individuais ao Globo de Ouro – ela só ganhou um, o de melhor atriz em minissérie ou telefilme por Virada no Jogo (2012). Mapa para as Estrelas tem estreia marcada no Brasil só para 26 de fevereiro.

Helen Mirren concorre como a Madame Mellory de A 100 Passos de Um Sonho, dona de um restaurante na riviera francesa que resolve ajudar o filho de um rival indiano em que nota o talento para cozinhar. É simplesmente a 13ª indicação da grande atriz inglesa ao Globo, e ela já venceu em 1997, como melhor atriz de minissérie ou telefilme por Losing Chase, e duas vezes em 2007: melhor atriz/ drama por A Rainha e melhor atriz em minissérie ou telefilme por Elizabeth IA 100 Passos de um Sonho já foi exibido nos cinemas (aqui em João Pessoa, bem mal exibido, aliás, em poucas sessões e horários péssimos).

E Quvenzhané Wallis, indicada pelo papel-título de Annie, a refilmagem do musical de 1982, por sua vez baseado na tira de quadrinhos Little Orphan Annie, publicada durante incríveis 86 anos (de 1924 a 2010). A pequena atriz tem hoje 11 anos e esta é sua primeira indicação ao Globo de Ouro (mas ela já tem no currículo uma indicação ao Oscar por Indomável Sonhadora, em 2013). Annie tem previsão de estreia no Brasil para 12 de fevereiro.

Anúncios