ATOR: Steve Carell (Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo); Bradley Cooper (Sniper Americano); Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação); Michael Keaton (Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância); Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo).

Oscar - 03 - melhor ator

Steve Carell concorre por FoxCatcher, produção bem cotada, mas que acabou não indicado a melhor filme. Ele interpreta o milionário John Du Pont, que resolve montar sua própria equipe de atletas olímpicos de luta greco-romana (a trama é baseada em uma história real). Contrata um dos maiores atletas do esporte e seu irmão treinador (interpretados por Chaning Tatum e Mark Ruffalo) e o conflito entre eles se encaminha para a tragédia. Carrell, mais conhecido como comediante, sempre foi bom também no drama. Aqui, ele tem o rosto mudado por próteses e maquiagem e ainda interpreta um personagem esquizofrênico. É sua primeira indicação ao Oscar. Concorreu também ao Globo de Ouro e ao Bafta. Estreou no brasil em 22 de janeiro (continua inédito em João Pessoa).

Bradley Cooper é Chris Kyle, que ficou conhecido como o mais eficiente atirador do exército dos Estados Unidos e cuja vida é tema de Sniper Americano, de Clint Eastwood. É um projeto pessoal dele, que comprou os direitos da histórias e assina também como produtor. Cooper consegue a terceira indicação ao Oscar (as outras duas foram como melhor ator por O Lado Bom da Vida, de 2013, e melhor ator coadjuvante por Trapaça, em 2014). Ele é só o décimo ator na história a conseguir três indicações consecutivas. Mas, das principais premiações, só o Oscar o colocou entre os cinco indicados. Estreia no Brasil no dia 19.

Benedict Cumberbatch interpreta o matemático Alan Turing em O Jogo da Imitação. O ator se destacou na série Sherlock e se tornou um queridinho das produções nerd (já fez Star TrekO Hobbit e será o Doutor Estranho da Marvel) e teve atuação celebrada neste filme inglês baseado na vida de Turing, que ajudou a Inglaterra a desvendar um código secreto nazista, foi fundamental para a ciência da computação e foi processado por ser homossexual. É a primeira indicação de Cumberbatch, que concorreu também ao Globo de Ouro, ao Bafta e ao SAG. O filme está em cartaz no Brasil (incluindo João Pessoa).

Michael Keaton concorre como o ator e diretor Riggan Thomson em Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância. O papel dialoga, não por acaso, com a carreira de Keaton: um ator que fez fama como um super-herói no cinema, mas que, depois disso, decaiu. Agora, Thomson luta como pode para que a peça que está montando na Broadway dê certo e ele recupere seu prestígio, apesar de todas as pressões – familiares, de bastidores e até a ameaça das críticas negativas. Keaton tem sua primeira indicação ao Oscar. Ganhou o Globo de Ouro de ator/ musical ou comédia e foi eleito melhor ator pela National Board of Review. Foi indicado também ao Bafta e ao SAG. O filme está em cartaz no Brasil (mas não em João Pessoa).

E Eddie Redmayne é o favorito, como o físico Stephen Hawking de A Teoria de Tudo. Hawking é tão famoso por seu brilhante trabalho como cientista quanto pela doença degenerativa que o acompanha há muitos anos. Redmayne incorpora Hawking nesse processo e sua atuação tem ganhado os principais prêmios do ano e se consolidado como favorita: já levou o Globo de Ouro de ator/ drama, o SAG e o Bafta. É sua primeira indicação ao Oscar. O filme está em cartaz no Brasil (e também não em João Pessoa).

Anúncios