Nos cinema de João Pessoa, 164 filmes estiveram em cartaz em 2014. No Brasil, foram 379 estreais. Ou seja, 215 delas não passaram nos cinemas locais, entre eles alguns dos maiores destaques do ano. Americanos, brasileiros e de outras cinematografias pelo mundo. Veja a seguir uma lista de 50 deles (lembrando que dois deles, até agora, acabaram passando em 2015):

Boyhood

1. BOYHOOD – DA INFÂNCIA À JUVENTUDE, de Richard Linklater.

Oscar de atriz coadjuvante (Patricia Arquette), indicado a filme, direção, ator coadjuvante (Ethan Hawke), roteiro original e montagem. Globo de Ouro de filme/ drama, direção e atriz coadjuvante (Patricia Arquette), indicado a ator coadjuvante (Ethan Hawke) e roteiro.  Bafta de filme, direção de atriz coadjuvante (Patricia Arquette), indicado a ator coadjuvante (Etha Hawke) e roteiro original. SAG de atriz coadjuvante (Patricia Arquette), indicado também a elenco e ator coadjuvante (Ethan Hawke). Melhor direção no Festival de Berlim. Indicado ao César de filme não francês. Independent Spirit de direção e atriz coadjuvante (Patricia Arquette), indicado a filme, ator coadjuvante (Ethan Hawke) e montagem. Melhor filme, direção e atriz coadjuvante (Patricia Arquette) para o Círculo de Críticos de Nova York.

Grande Hotel Budapeste

2. O GRANDE HOTEL BUDAPESTE, de Wes Anderson.

Oscar de desenho de produção, trilha sonora original, figurino e maquiagem & penteado, indicado também a filme, direção, roteiro original, fotografia e montagem. Globo de Ouro de filme/ comédia ou musical, direção, ator/ comédia ou musical (Ralph Fiennes) e roteiro. Bafta de roteiro original, desenho de produção, trilha sonora original, figurino e maquiagem & penteado, indicado a filme, direção, ator (Ralph Fiennes), fotografia, montagem e som. Indicado ao SAG de elenco. Grande prêmio do júri no Festival de Berlim. Indicado ao César de filme não francês.

Lobo Atrás da Porta

3. O LOBO ATRÁS DA PORTA, de Fernando Coimbra.

Melhor filme e melhor atriz (Leandra Leal) no Festival do Rio.

Relatos Selvagens

4. RELATOS SELVAGENS, de Damian Szifrón.

Indicado ao Oscar de filme de língua não inglesa.

yoko_out

5. VIDAS AO VENTO, de Hayao Miyazaki.

Indicado ao Oscar de filme de animação. Indicado ao Globo de Ouro de filme de língua não inglesa. Annie de roteiro, indicado a filme e personagem animado. Melhor filme de animação para o Círculo de Críticos de Nova York.

AMF_7277 (341 of 376).NEF

6. CLUBE DE COMPRAS DALLAS, de Jean-Marc Vallée.

Oscar de ator (Matthew McConaughey), ator coadjuvante (Jared Leto) e maquiagem & penteado, indicado a filme, roteiro original e montagem. Globo de Ouro de ator/drama (Matthew McConaughey) e ator coadjuvante (Jared Leto). SAG de ator (Matthew McConaughey) e ator coadjuvante (Jared Leto), indicado a elenco. Independent Spirit de ator (Matthew McConaughey) e ator coadjuvante (Jared Leto). Melhor ator coadjuvante (Jared Leto) para o Círculo de Críticos de Nova York.

HER

7. ELA, de Spike Jonze.

Oscar de roteiro original, indicado a filme, desenho de produção, trilha sonora original e canção original. Globo de Ouro de roteiro, indicado a filme/ comédia ou musical e ator/ comédia ou musical (Joaquin Phoenix).

Ida

8. IDA, de Pawel Pawlikowski.

Oscar de filme de língua não inglesa, indicado a fotografia. Indicado ao Globo de Ouro de filme de língua não inglesa. Bafta de filme de língua não inglesa, indicado a fotografia. Indicado ao César de filme não francês. European Film Awards de filme, direção, roteiro, fotografia e prêmio da audiência, indicado também a atriz (Agata Kulesza e Agata Trzebuchowska). Independent Spirit de filme não estadunidense. Melhor filme de língua não inglesa para o Círculo de Críticos de Nova York.

Inside Llewin Davis-05

9. INSIDE LLEWIN DAVIS – BALADA DE UM HOMEM COMUM, de Joel e Ethan Coen.

Indicado ao Oscar de fotografia e mixagem de som. Indicado ao Globo de Ouro de filme/ comédia ou musical, ator/ comédia ou musical (Oscar Isaac) e canção original. Indicado ao Bafta de roteiro original, fotografia e som. Grande prêmio do júri no Festival de Cannes. Indicado ao Independent Spirit de filme, ator (Oscar Isaac) e fotografia.

Gloria-2013

10. GLORIA, de Sebastián Lelio.

Melhor atriz (Paulina García) e prêmio do júri ecumênico no Festival de Berlim. Indicado ao Independent Spirit de filme não estadunidense.

Sob a Pele

11. SOB A PELE, de Jonathan Glazer.

Indicado ao Bafta de filme britânico e trilha sonora. European Film Award de trilha sonora. Indicado ao Independent Spirit de filme não americano.

NEBRASKA

12. NEBRASKA, de Alexander Payne.

Indicado ao Oscar de filme, direção, ator (Bruce Dern), atriz coadjuvante (June Squibb), fotografia e roteiro original. Indicado ao Globo de Ouro de filme/ comédia ou musical, direção, ator/ comédia ou musical (Bruce Dern), atriz coadjuvante (June Squibb) e roteiro. Indicado ao Bafta de ator (Bruce Dern), roteiro original e fotografia. Indicado ao SAG de ator (Brunce Dern) e atriz coadjuvante (June Squibb). Melhor ator (Bruce Dern) no Festuval de Cannes. Independent Spirit de melhor primeiro roteiro, indicado a filme, direção, ator (Bruce Dern, Will Forte) e atriz coadjuvante (June Squibb).

Jake Gyllenhaal plays an unscrupulous news cameraman in the thriller Nightcrawler

13. O ABUTRE, de Dan Gilroy.

Indicado ao Oscar de roteiro original. Indicado ao Globo de Ouro/ drama (Jake Gyllenhaal). Indicado ao Bafta de ator (Jake Gyllenhaal), atriz coadjuvante (Rene Russo), roteiro original e montagem. Indicado ao SAG de ator (Jake Gyllenhaal). Independent Spirit de roteiro e de primeiro filme, indicado também a ator (Jake Gyllenhaal), ator coadjuvante (Riz Ahmed) e montagem.

Amantes Eternos-05

14. AMANTES ETERNOS, de Jim Jarmusch.

Indicado ao Independent Spirit de atriz (Tilda Swinton) e roteiro.

Alabama Monroe

15. ALABAMA MONROE, de Felix Van Groeningen.

Indicado ao Oscar de filme de língua não inglesa. César de filme não francês. European Film Award de atriz (Veerle Baetens), indicado a filme, direção. ator (Johan Heldenbergh) e roteiro.

Que Estranho Chamar-se Federico-02

16. QUE ESTRANHO CHAMAR-SE FEDERICO – SCOLA CONTA FELLINI, de Ettore Scola.

Era uma Vez em Nova York

17. ERA UMA VEZ EM NOVA YORK, de James Gray.

Indicado ao Independent Spirit de atriz (Marion Cotillard) e fotografia. Melhor atriz (Marion Cotillard) e fotografia para o Círculo de Críticos de Nova York.

Libertem Angela Davis

18. LIBERTEM ANGELA DAVIS, de Shola Lynch.

Jersey Boys

19. JERSEY BOYS, de Clint Eastwood.

Mesmo Se Nada Der Certo

20. MESMO SE NADA DER CERTO, de John Carney.

Indicado ao Oscar de canção original.

PHILOMENA

21. PHILOMENA, de Stephen Frears.

Indicado aos Oscars de filme, atriz (Judi Dench), roteiro adaptado e trilha sonora. Indicado aos Globos de Ouro de filme/ drama, atriz/ drama (Judi Dench) e roteiro. Bafta de roteiro adaptado, indicado a filme, filme britânico e atriz (Judi Dench). Indicado ao SAG de melhor atriz (Judi Dench). Melhor roteiro no Festival de Veneza.

Segredo dos Diamantes-02

22. O SEGREDO DOS DIAMANTES, de Helvécio Ratton.

Acabou passando em 2015. Melhor filme pelo júri popular no Festival de Gramado.

Amigos

23. OS AMIGOS, Lina Chamie.

Melhor montagem no Festival de Gramado.

Saint Laurent-03

24. SAINT LAURENT, de Bertrand Bonello.

César de figurino, indicado também a filme, direção, ator (Gaspard Ulliel), ator coadjuvante (Louis Garrel, Jérémie Renier), fotografia, montagem, desenho de produção e som.

Yves Saint Laurent

25. YVES SAINT-LAURENT, de Jalil Lespert.

César de melhor ator (Pierre Niney) e indicado a ator coadjuvante (Guillaume Gallienne), atriz coadjuvante (Charlotte Le Bon), fotografia, trilha sonora, desenho de produção e figurino.

Pequeno Fugitivo

26. O PEQUENO FUGITIVO, de Morris Engel, Ruth Orkin.

Relançamento do filme de 1953. Indicado ao Oscar de melhor história.

Familia Belier

27. A FAMÍLIA BÉLIER, de Eric Lartigau.

Acabou passando em 2015. César de atriz promissora (Louane Emera), indicado também a melho filme, ator (Françopis Damiens), atriz (Karin Viard), ator coadjuvante (Eric Elmonsino) e roteiro original.

FADING GIGOLO

28. AMANTE A DOMICÍLIO, de John Turturro.

Pelo Malo-02

29. PELO MALO, de Mariana Rondón.

Quando Eu Era Vivo

30. QUANDO EU ERA VIVO, de Marco Dutra.

Até que a Sbornia nos Separe

31. ATÉ QUE A SBÓRNIA NOS SEPARE, de Otto Guerra, Ennio Torresan Jr.

Melhor direção de arte e filme brasileiro/ júri popular no Festival de Gramado.

Amar Beber e Cantar

32. AMAR, BEBER E CANTAR, de Alain Resnais.

Prêmio Alfred Bauer e Prêmio Fipresci no Festival de Berlim.

MUPPETS MOST WANTED

33. OS MUPPETS 2 – PROCURADOS E AMADOS, de James Bobin.

3x3D

34. 3X3D, de Peter Greenway, Jean-Luc Godard e Edgar Pêra.

Medico Alemao-02

35. O MÉDICO ALEMÃO, de Lucía Puenzo.

10 prêmios da Academia Argentina, incluindo filme.

Grande Kilapy

36. O GRANDE KILAPY, de Zézé Gamboa.

Palacio Frances-02

37. O PALÁCIO FRANCÊS, de Bertrand Tavernier.

César de melhor ator coadjuvante (Niels Arestrup); indicado também a atriz coadjuvante (Julie Gayet) e roteiro adaptado.

Cantinflas

38. CANTINFLAS, de Sebastian Del Amo.

Gaiola Dourada

39. A GAIOLA DOURADA, de Ruben Alves.

Indicado ao César de melhor primeiro filme. Prêmio da audiência no European Film Awards.

Confia em Mim

40. CONFIA EM MIM, de Michel Tikhomiroff.

Aos Ventos que Virao

41. AOS VENTOS QUE VIRÃO, de Hermano Penna.

CHEF

42. CHEF, de Jon Favreau.

 

Ferias do Pequeno Nicolau

43. AS FÉRIAS DO PEQUENO NICOLAU, de Laurent Tirard.

Sem Pena

44. SEM PENA, de Eugenio Puppo.

Melhor filme/ júri popular no Festival de Brasília.

Amor de Vizinha

45. UM AMOR DE VIZINHA, de Rob Reiner.

Setenta

46. SETENTA, de Emília Silveira.

Olho Nu-03

47. OLHO NU, de Joel Pizzini.

Refem da Paixao

48. REFÉM DA PAIXÃO, de Jason Reitman.

Indicado ao Globo de Ouro de atriz/ drama (Kate Winslet).

Memorias de Salinger

49. MEMÓRIAS DE SALINGER, de Shane Salerno.

Primeira Missa ou Tristes Tropeços Enganos e Urucum

50. A PRIMEIRA MISSA OU TRISTES TROPEÇOS, ENGANOS E URUCUM, de Ana Carolina.

 

50 filmes que não passaram nos cinemas de João Pessoa em 2013 <<
>> 50 filmes que não passaram nos cinemas de João Pessoa em 2015

MAIS RETROSPECTIVA 2014:

Meus 10 melhores do ano em 2014
Musas/ cinema em JP de 2014
– Eleição Melhores do Ano 2014

Anúncios