bruxa-02

1 – A BRUXA

por Renato Félix

Sem borda - 04 estrelas

Desenhista de produção e figurinista, Robert Eggers estreou na direção de longas com um belo trabalho em A Bruxa (2015). Aproveitou bem o clima opressivo-religioso da região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos do século XVII, onde aconteceu a paranoia da caça ás bruxas e, desde então, um terreno fértil para inspirar situações de terror. Para isso, seu foco é uma família cujas crenças não são aceitas pela vila em que vivem e que acabam se isolando em uma casa no meio de uma floresta.

A situação da família isolada, em um filme de suspense e/ou terror, não é nenhuma novidade – antes pelo contrário, é um baita clichê. Portanto saber lidar tão bem com essa situação também é mérito de Eggers, autor também do roteiro. Ele evita os sustos fáceis e explora o desconforto, a solidão, o desamparo e os conflitos entre os membros da família.

E aquele entre a jovem Thomasin (Anna Taylor-Joy, praticamente uma estreante) e seus irmãos mais novos é o detonador da trama. Aos seus cuidados, o bebê da família inexplicavelmente some na floresta e circunda a casa. É mais um passo de uma série de fatos que vão assombrando a família e aumentando a tensão entre eles.

Uma hora, os gêmeos menores uma hora dizem que falam com o bode, Black Phillip. Em outro momento, Thomasin, para assustá-los, finge que é uma bruxa – algo que vai se voltar contra ela mais tarde. Se há ou não algo sobrenatural acontecendo, é um mistério que o filme, que afirma usar diálogos e situações ocorridas realmente na época, vai aumentando até perto do final, enquanto a família vai se desintegrando.

A Bruxa aproveita os espaços e a luz natural: é imersivo e claustrofóbico, mesmo nos espaços abertos. Nesse aspecto, como em outros – o perigo à espreita em algum lugar, a paranoia, crianças com elementos sombrios – acaba se assemelhando até a A Fita Branca (2009).

A Bruxa. The Witch. Estados Unidos/ Reino Unido/ Canadá/ Brasil, 2015. Direção: Robert Eggers. Elenco: Anna Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie, Harvey Scrimshaw. 1º filme. Em DVD.

Anúncios