OS 20 MELHORES DE 1989

M8DSEOF EC020

20 — VÍTIMAS DE UMA PAIXÃO (Sea of Love)
Onde ver:
DVD, blu-ray, Oi Play, Claro Vídeo, Google Play/ YouTube, Apple TV/ iTunes.

Al Pacino encerrou um hiato de quatro anos sem um filme com esse noir moderno, em que é um policial que investiga assassinatos e se envolve com uma mulher que pode ser a culpada. Essa releitura da femme fatale dos filmes noir aparece na pele de Ellen Barkin, em seu papel mais memorável e sexy. 
Estados Unidos. Direção: Harold Becker. Roteiro: Richard Price. Elenco: Al Pacino, Ellen Barkin, John Goodman, Michael Rooker, Richard Jenkins, William Hickey, Samuel L. Jackson.

***

Batman-1989-20

19 — BATMAN (Batman)
Onde ver:
DVD, blu-ray, HBO Max, Now, Looke, Google Play/ YouTube, Apple TV/ iTunes, Microsoft Store.

A primeira grande adaptação do Homem-Morcego para os cinemas detonou uma batmania mundial. O filme é cheio de senões (o Coringa ser responsável pela morte dos pais do Batman, por exemplo), muita gente reclamou de Keaton como o herói, mas o Coringa de Nicholson é brilhante e Burton conseguiu impor sua marca autoral, isso não se pode negar. 
Estados Unidos. Direção: Tim Burton. Roteiro: Sam Hamm, Warren Skaaren, com argumento de Hamm, baseado nos personagens de Bob Kane e Bill Finger. Elenco: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger, Jack Palance, Billy Dee Williams.

***

Meu Pe Esquerdo - 06

18 — MEU PÉ ESQUERDO (My Left Foot — The Story of Christy Brown)
Onde ver:
DVD, YouTube (legendado; dublado).

A história real de Christy Brown, que nasceu com paralisia cerebral e descobriu como escrever e pintando com a única parte do corpo que conseguia controlar: o pé esquerdo. O primeiro dos três Oscars de Day-Lewis. 
Irlanda/ Reino Unido. Direção: Jim Sheridan. Roteiro: Shane Connaughton e Jim Sheridan, baseado na autobiografia de Christy Brown. Elenco: Daniel Day-Lewis, Brenda Fricker, Alison Whelan, Fiona Shaw.

***

Shirley Valentine - 01

17 — SHIRLEY VALENTINE (Shirley Valentine)
Onde ver:
DVD, YouTube(legendas em inglês).

Russell adapta a própria peça de sucesso, com a mesma Pauline Collins, que ganhou um Tony pelo papel: uma dona-de-casa inglesa tão solitária que dá bom dia às paredes e quebra a quarta parede para conversar com o espectador. Nada que uma viagem à Grécia não mude. Gilbert digiriu três filmes de 007 nos anos 1960 e 1970. 
Reino Unido/ Estados Unidos. Direção: Lewis Gilbert. Roteiro: Willy Russell, baseado em sua peça. Elenco: Pauline Collins, Tom Conti, Joanna Lumley.

***

Campo dos Sonhos - 01

16 — CAMPO DOS SONHOS (Field of Dreams)
Onde ver: DVD, Star Plus, Oi Play, Claro Vídeo, Apple TV/ iTunes.

Um dos melhores feel good movies, que aposta numa história difícil de levar a sério: um fazendeiro que ouve vozes que dizem para construir um campo de beisebol no meio de um milharal. E aí grandes jogadores do passado aparecem do além para bater uma bolinha. Mas, embarcando, é uma delícia de ver. 
Estados Unidos. Direção e roteiro: Phil Alden Robinson, baseado no romance de W.P. Kinsella. Elenco: Kevin Costner, Amy Madigan, Ray Liotta, James Earl Jones, Burt Lancaster, Gaby Hoffmann.

***

Eu Sou o Senhor do Castelo - 01

15 — EU SOU O SENHOR DO CASTELO (Je Suis le Seigneur du Château)
Onde ver:
DVD, YouTube (legendas em inglês).

Filmes com criança nem sempre são filmes infantis. Aqui, o filho do dono de uma mansão empreende uma rivalidade feroz contra o filho da empregada. 
França. Direção: Régis Wargnier. Roteiro: Alain Le Henry e Régis Wargnier, baseado no romance de Susan Hill. Elenco: Régis Arpin, David Behar, Jean Rochefort, Dominique Blanc.

***

Black Rain - A Coragem de uma Raca - 01

14 — BLACK RAIN — A CORAGEM DE UMA RAÇA (Kuroi Ame)
Onde ver:
DVD.

Uma visão dramática e poderosa, em preto-e-branco, da cidade de Hiroshima depois da explosão da bomba atômica jogada pelos americanos no final da II Guerra. 
Japão. Direção: Shohei Imamura. Roteiro: Shohei Imamura e Toshiro Ishido, baseado em romance de Masuji Ibuse. Elenco: Yoshiko Tanaka, Kazuo Kitamura, Etsuko Ichihara.

***

Arquitetura da Destruicao - 01

13 — ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO (Undergângens Arkitektur)
Onde ver:
DVD, Oldflix, YouTube.

O ideal estético do nazismo, da raça pura e da arte “não degenerada”, é analisada nesse excelente documentário. A visão estética deformada do III Reich se refletiu em sua odiosa política higienista, onde a ideia de uma “arte degenerada” refletia o preconceito com doentes mentais e uma obsessão com uma suposta pureza que gerou o Holocausto. 
Suécia. Direção e roteiro: Peter Cohen.

***

Sexo Mentiras e Videotape - 01

12 — SEXO, MENTIRAS E VIDEOTAPE (Sex, Lies and Videotape)
Onde ver:
DVD, blu-ray, Claro Vídeo, Apple TV/ iTunes.

Em um período onde o cinema independente não aparecia com tanto destaque, o filme de Soderbergh mostrou a força criativa que existia fora dos grandes estúdios com uma ciranda sexual e um fetiche por vídeo. 
Estados Unidos. Direção e roteiro: Steven Soderbergh. Elenco: James Spader, Andie MacDowell, Peter Gallagher, Laura San Giacomo.

***

Tempo de Gloria - 02

11 — TEMPO DE GLÓRIA (Glory)
Onde ver:
DVD, HBO Max, HBO Go, Oi Play, Apple TV/ iTunes.

A história do primeiro pelotão de soldados negros na Guerra Civil Americana, e o preconceito que enfrentaram até de seu próprio exército. Uma história até então pouco narrada do conflito. Grande produção que rendeu o primeiro Oscar a Denzel Washington. 
Estados Unidos. Direção: Edward Zwick. Roteiro: Kevin Jarre, baseado nos livros de Lincoln Kirstein e Peter Burchard e nas cartas de Robert Gould Shaw. Elenco: Matthew Broderick, Denzel Washington, Cary Elwes, Morgan Freeman.

***

THE LITTLE MERMAID 3D

10 — A PEQUENA SEREIA (The Little Mermaid)
Onde ver: DVD, blu-ray, Disney Plus.

O filme que simboliza a renascença da Disney, após um período de filmes de pouco sucesso. O estúdio retornou à seara das princesas com algumas atualizações, caprichou na animação deslumbrante do fundo do mar e nas canções, com as ótimas “Part of your world” e “Kiss the girl” e a maravilhosa “Under the sea”. 
Estados Unidos. Direção e roteiro: John Musker, Ron Clements, com diálogos adicionais de Howard Ashman, Gerrit Graham, Sam Graham e Chris Hubbell, baseado no conto de fadas de Hans Christian Andersen. Vozes na dublagem original: Jodi Benson, Pat Carroll, Kenneth Mars. Vozes na dublagem brasileira: Marisa Leal, Garcia Junior, André Filho, Zezé Motta.

***

De Volta para o Futuro - Parte 2 - 12

9 — DE VOLTA PARA O FUTURO — PARTE II (Back to the Future — Part II)
Onde ver:
DVD, blu-ray, Amazon Prime Vídeo, Star Plus, Telecine Play, Oi Play, Claro Vídeo, Google Play/ YouTube, Apple TV/ iTunes.

O divertidíssimo segundo filme tem três momentos: mostra o futuro prometido no final do primeiro, depois volta a 1985 alterado (como o mundo em que George não existiu em A Felicidade Não Se Compra, 1946) e volta a 1955, onde a nova trama tem momento de interseção com a do primeiro filme. Engenhoso e com efeitos especiais que hoje, na era do CGI, são corriqueiros, mas foram surpreendentes na época. 
Estados Unidos. Direção: Robert Zemeckis. Roteiro: Bob Gale, com argumento de Robert Zemeckis e Gale. Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Thomas F. Wilson, Elisabeth Shue, Billy Zane, Elijah Wood.

***

Henrique V - 1989 - 02

8 — HENRIQUE V (Henry V)
Onde ver:
DVD, Claro Vídeo, YouTube (legendas em inglês).

Em seu primeiro filme como diretor, Branagh mostrou uma grande força criativa e narrativa nesta adaptação da peça de Shakespeare. A sequência da batalha de Azincourt é um grande momento, onde o ufanismo que Laurence Olivier usou como tom no filme de 1944 é trocado pela tragédia. 
Reino Unido. Direção e roteiro: Kenneth Branagh, baseado na peça de William Shakespeare. Elenco: Kenneth Branagh, Ian Holm, Brian Blessed, Emma Thompson, Derek Jacobi.

***

Crimes e Pecados - 01

7 — CRIMES E PECADOS (Crimes and Misdemeanors)
Onde ver:
DVD.

Como em Hannah e Suas Irmãs, Woody divide o filme em drama e comédia. E de novo equilibra bem as duas tramas que se entrelaçam. Se inspirou em Crime e Castigo e voltará a isso em Match Point (2006). 
Estados Unidos. Direção e roteiro: Woody Allen. Elenco: Martin Landau, Woody Allen, Anjelica Huston, Alan Alda, Mia Farrow, Claire Bloom.

***

Indiana Jones e a Ultima Cruzada-26

6 — INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA (Indiana Jones and the Last Crusade)
Onde ver:
DVD, blu-ray, Now, Claro Vídeo, Google Play/ YouTube, Apple TV/ iTunes, Microsoft Store.

Spielberg resolveu pegar mais leve na terceira parte da franquia, que volta ao esquema do primeiro: uma corrida contra os nazistas por um tesouro místico. O golpe de mestre foi incluir o pai de Indy na trama, vivido na medida por Sean Connery (e os filmes de James Bond não são o “pai” dos de Indiana Jones, afinal de contas?). Vale o destaque para o prólogo com River Phoenix vivendo o jovem Indy. 
Estados Unidos. Direção: Steven Spielberg. Roteiro: Jeffrey Boam, com argumento de George Lucas e Menno Meyjes, baseado em personagens de Lucas e Philip Kaufman. Elenco: Harrison Ford, Sean Connery, Denholm Elliot, Alison Doody, John Rhys-Davies, Julian Glover, River Phoenix.

***

Splendor-11

5 — SPLENDOR (Splendor)
Onde ver:
DVD.

Lançado meses depois de Cinema Paradiso, foi meio eclipsado pelo filme de Tornatore, mas é outro grande filme sobre o amor ao cinema. E o final ainda é citação direta de A Felicidade Não Se Compra
Itália/ França. Direção e roteiro: Ettore Scola. Elenco: Marcello Mastroianni, Massimo Troisi, Marina Vlady.

***

Dead Poets Society (1989) Directed by Peter Weir Shown: Robin Williams

4 — SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (Dead Poets Society)
Onde ver:
DVD, blu-ray, Star Plus.

Robin Williams em todas as suas potencialidades cômicas e dramáticas num filme sobre o poder transformador da arte. Filme obrigatório também sobre a arte de ensinar. 
Estados Unidos. Direção: Peter Weir. Roteiro: Tom Schulman. Elenco: Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonard, Josh Charles, Norman Lloyd.

***

Ilha das Flores

3 — ILHA DAS FLORES
Onde ver: DVD (em Jorge Furtado – Curtas), Globoplay, Telecine Play, YouTube.

Histórico curta que começa bem-humorado ao narrar a trajetória de um tomate através de hiperlinks com fatos históricos e científicos (técnica narrativa que fez sucesso de novo anos depois em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) e personagens fictícios (o fazendeiro que cria os tomates, o quitandeiro que vende, a dona de casa que compra e cozinha). Para, no fim, dar um belo soco de realidade. 
Brasil. Direção e roteiro: Jorge Furtado. Narração: Paulo José.

***

When Harry Met Sally

2 — HARRY E SALLY, FEITOS UM PARA O OUTRO (When Harry Met Sally…)
Onde ver:
DVD, Apple TV/ iTunes.

O filme que redefiniu a comédia romântica tem um quê de inspiração em Woody Allen, brinca com o documentário (com atores interpretando depoimentos de histórias que, na verdade, são reais), tem diálogos ótimos (como a discussão sobre existir ou não amizade entre homem e mulher), momentos de improviso (a cena imortal do orgasmo fingido no restaurante foi sugestão de Meg Ryan; a fala final dessa cena foi sugestão de Billy Crystal), telas divididas espertas (homenageando Indiscreta, 1958, e Confidências à Meia-Noite, 1959). A trama é a do homem e da mulher que se detestam à primeira vista, depois ficam amigos, depois se apaixonam. 
Estados Unidos. Direção: Rob Reiner. Roteiro: Nora Ephron. Elenco: Billy Crystal, Meg Ryan, Carrie Fisher, Bruno Kirby.

***

Faca a Coisa Certa - 03

1 — FAÇA A COISA CERTA (Do the Right Thing)
Onde ver:
DVD, Telecine Play, Oi Play, Claro Vídeo, Google Play/ YouTube, Apple TV/ iTunes.

O caldeirão multicultural em Bed-Stuy está fervilhando no dia mais quente do ano e a intolerância racial está em ebulição. Lee, em seu quarto longa, traça um mosaico complexo e sem resolução fácil, sustentado por personagens marcantes. Seu filme termina com citações de Martin Luther King e Malcolm X, historicamente líderes que lutavam pela mesma causa, mas divergiam sobre o uso da violência. 
Estados Unidos. Direção e roteiro: Spike Lee. Elenco: Danny Aiello, Spike Lee, John Tuturro, Rosie Perez, Sameul L. Jackson, Ossie Davis, Ruby Dee, Bill Nunn, Martin Lawrence, John Savage.

***

OS 10 PIORES

10 — CONFUSÕES DE UM SEDUTOR (Skin Deep, Estados Unidos). Direção: Blake Edwards. Elenco: John Ritter, Vincent Gardenia, Nina Foch. Deve ser o pior filme da carreira de Blake Edwards. Ele parece ter feito esse filme antes e muito melhor.

9 — OS TRAPALHÕES NA TERRA DOS MONSTROS (Brasil) Direção: Flávio Migliaccio. Elenco: Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum, Zacarias, Angélica, Conrado, Gugu Liberato, Vanessa de Oliveira. Os Trapalhões têm filmes bons e ruins. Mas esse aqui sofre com péssimos monstrinhos (e falo também das atuações de Angélica, Conrado e Gugu).

8 — MATADOR DE ALUGUEL (Road House, Estados Unidos). Direção: Rowdy Herrington. Elenco: Patrick Swayze, Kelly Lynch, Sam Elliott, Ben Gazzara. Patrick Swayze como leão de chácara. Pior que Dirty Dancing.

7 — LOUCADEMIA DE POLÍCIA VI — CIDADE EM ESTADO DE SÍTIO (Police Academy VI City Under Siege, Estados Unidos) Direção: Peter Bonerz. Elenco: Michael Winslow, G.W. Bailey, Bubba Smith, David Graf, George Gaynes, Leslie Easterbrook, Marion Ramsey. Steve Gutenberg já tinha pulado fora dois filmes atrás e a série não aprendeu com o filme anterior que era hora de acabar.

6 — GUERREIRO AMERICANO III (American Ninja III Blood Hunt, Estados Unidos/ Canadá/ África do Sul). Direção: Cedric Sundstrom. Elenco: David Bradley, Steve James. Essa série foi uma praga com toda a cara da produtora Golan-Globus.

5 — CONDENAÇÃO BRUTAL (Lock Up, Estados Unidos). Direção: John Flynn. Elenco: Sylvester Stallone, Donald Sutherland, Tom Sizemore. Um dos piores filmes de Stallone e essa é uma escolha difícil

4 — A MOSCA II (Estados Unidos) Direção: Chris Walas. Elenco: Eric Stoltz, Daphne Zuniga. Caça-níquel total.

3 — DOIDA DEMAIS (Brasil) Direção: Sergio Rezende. Elenco: Vera Fischer, Paulo Betti, José Wilker. Aventura que tenta usar a sensualidade de Vera Fischer e não muito mais.

2 — O JUSTICEIRO (The Punisher, Austrália/ Estados Unidos) Direção: Mark Goldblatt. Elenco: Dolph Lundgren, Louis Gossett Jr. Versão podreira muito longe do que a Marvel é hoje no cinema.

Orquidea Selvagem - 01

1 — ORQUÍDEA SELVAGEM (Wild Orchid)
Onde ver: DVD.

Uma advogada é levada a um turismo erótico pelo Rio de Janeiro por um milionário. Produtor e roteirista de 9 1/2 Semanas de Amor (1986), King tentou reproduzir o sucesso com o mesmo Mickey Rourke e a modelo Carré Otis, linda, mas inexpressiva, no lugar de Kim Basinger. O resultado foi péssimo, onde pessoas dobrando uma esquina no Rio e saindo em Salvador era o de menos. 
Estados Unidos. Direção: Zalman King. Roteiro: Patricia Louisianna Knope e Zalman King. Elenco: Carré Otis, Mickey Rourke, Jacqueline Bisset, Assumpta Serna, Milton Gonçalves.

***

EDIÇÕES:

Em 15/5/2020: Sai Ata-me, que entrou para a lista de 1990. Entrou Ilha das Flores, em 3º. E Sexo, Mentiras e Videotape caiu de 6º para 10º.

Em 14/01/2023: A Pequena Sereia vai de 6º para 10º. Sexo, Mentiras e Videotape vai de 10º para 12º. De Volta para o Futuro – Parte II vai de 12º para 9º.

***

OUTRAS LISTAS:

***

NOTA: A percepção sobre os filmes mudam com o tempo. Esta é a minha percepção agora, limitada ao que vi, naturalmente — esta lista pode mudar à medida em que for revisitando alguns filmes ou assistir a outros que ainda não conheço deste ano específico.