APERTEM OS CINTOS! O PILOTO SUMIU…
⭐⭐⭐⭐⭐
Diário de Filmes 2021: 6

Desde a primeira cena (uma asa de avião rasgando o mar de nuvens, sob a música-tema de Tubarão), Apertem os Cintos mostra que o disparate é a lei. Mas o que o torna ainda mais engraçado é que ele combina isso com uma “seriedade de mentira”. Além de surfar obviamente na série blockbuster Aeroporto, o filme é, em boa parte, uma refilmagem de um filme-catástrofe dramático (Entre a Vida e a Morte, 1957), repetindo várias cenas e diálogos, acrescentando piadas.

O elenco, por sua vez, representa tudo quase sempre muito sério – e aí o destaque é Leslie Nielsen, que inaugurou uma nova fase em sua carreira. O nonsense e os trocadilhos são ingredientes importantes com diálogos maravilhosos como “Precisamos levas essas pessoas ao hospital”. “Hospital? Mas o que será?” “É um prédio branco com pacientes, mas isso não é importante agora”.

Onde ver: DVD, YouTube, Telecine Play, Apple TV

Airplane!, 1980
Direção: Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker. Elenco: Robert Hays, Julie Hagerty, Lloyd Bridges, Peter Graves, Robert Stack, Lorna Patterson, Kareem Abdul-Jabbar, Ethel Merman.