stars-blue-2-0½

Mal afiado

Apesar dos esforços de Jackman e Schreiber, filme fica a desejar

Apesar dos esforços de Jackman e Schreiber, filme fica a desejar

A história de Wolverine foi por muito tempo um mistério nos quadrinhos e isso se repetiu na trilogia X-Men (1999/ 2003/ 2006). Com a necessidade de continuar a franquia, mas sem todos os atores famosos do elenco, chegamos ao filme “solo” do personagem mais popular: X-Men – Origens: Wolverine (X-Men Origins – Wolverine, Estados Unidos, 2009), de Gavin Hood. O solo está entre aspas porque são tantos os mutantes que aparecem que o filme é quase um outro X-Men.

O filme mostra como Logan descobriu que era mutante (seqüência saída diretamente da minissérie em quadrinhos Origem) e como recebeu seu esqueleto de adamantium (da minissérie Arma X). Temperando, temos a relação de confiança e depois de crescente hostilidade entre ele e o irmão, que se tornaria o vilão Dentes-de-Sabre. Em volta deles, vários outros mutantes que, nas HQs, são ou já foram X-Men ou vilões.

Se a trilogia original já enfureceu alguns fãs mais xiitas por causa das mudanças em alguns personagens, imagine agora quando a descaracterização é maior – principalmente quanto ao personagem Deadpool (Ryan Reynolds), que fez os conhecedores pularem das cadeiras quando faz sua aparição decisiva.

Para os leigos, nem é esse o problema. Os furos no roteiro se sobressaem e atrapalham as cenas de ação e os diálogos irônicos do protagonista. Jackman, à vontade no papel, tenta segurar o espetáculo, consegue em boa parte do filme e mostra que seria melhor se a trama focasse mais nele, com menos seres poderosos ao seu redor. Schreiber também está bem, evidenciando um Dentes-de-Sabre com muito mais densidade do que o brutamontes que aparece no primeiro X-Men.

O resultado é que X-Men – Origens: Wolverine mantém a atenção, possui um bom começo com aquela passagem pelas várias guerras e, em geral, não desaponta. Mas só até que começamos a lembrar dele e seus excessos e equívocos – alguns imperdoáveis – se tornam mais evidentes.

X-Men – Origens: Wolverine. (X-Men Origins – Wolverine). Estados Unidos, 2009. Direção: Gavin Hood. Elenco: Hugh Jackman, Ryan Reynolds, Liev Schreiber, Dominic Monaghan, Lynn Collins, Danny Huston, Will I Am. Atualmente em cartaz em João Pessoa e Campina Grande.