20 – COUP DE CHANCE (Coup de Chance)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: não disponível no Brasil.

Woody Allen dirigiu em Paris um filme francês, mas que traz seus temas e estilos preferidos. Adultério, mistério, crime e castigo, o acaso regendo a vida. É, de certa forma, uma variação de seu Match Point, charmoso, talvez um pouco menos sombrio.
Estados Unidos/ França/ Reino Unido. Direção e roteiro: Woody Allen. Elenco: Lou de Laâge, Niels Schneider, Melvin Poupaud, Valérie Lemercier.

***

19 – MISSÃO: IMPOSSÍVEL – ACERTO DE CONTAS – PARTE UM (Mission: Impossible – Dead Reckoning – Part One)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Paramount Plus, Claro TV Plus. Aluguel ou compra digitais: Google Play/ YouTube Filmes, Apple TV/ iTunes, Amazon/ Prime Video, Microsoft Store.

O sétimo filme da série mantém a qualidade narrativa e o vigor que vêm desde o quarto filme, Protocolo Fantasma. Grande ritmo, ótimos atores (incluindo a adição de uma hipnotizante Hayley Atwell ), direção elegante e as piruetas sem dublê de Tom Cruise colocam a série acima das demais do gênero. Aqui, o inimigo é uma inteligência artificial – o filme está antenado com os temores do seu tempo.
Estados Unidos Direção: Christopher McQuarrie. Roteiro: Christopher McQuarrie e Erik Jendresen, baseado na série de TV criada por Bruce Geller. Elenco: Tom Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Vanessa Kirby, Esai Morales, Pom Klementieff, Henry Czerny, Cary Elwes.

***

18 – RETRATOS FANTASMAS
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Netflix. Aluguel ou compra digitais: Google Play/ YouTube Filmes, Apple TV/ iTunes, Amazon/ Prime Video, Claro TV Plus, Vivo Play.

O diretor volta à sua infância e juventude no apartamento de sua família em Recife e combina isso de forma artística com as memórias dos cinemas de rua do centro da capital pernambucana. E o que ele diz reverbera na história de muitas cidades brasileiras.
Brasil Direção e roteiro: Kléber Mendonça Filho. 

***

17 – DIAS PERFEITOS (Perfect Days)
Onde ver (13/04/2024) – Em cartaz nos cinemas do Brasil. Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Mubi.

No Japão, Wim Wenders tenta se aproximar do cinema de Yasujiro Ozu ao narrar a rotina de um limpador de banheiros que tem sensibilidade para captar o dia a dia, nem que seja as folhas das árvores em fotografias preto-e-branco.
Japão/ Alemanha Direção: Wim Wenders. Roteiro: Wim Wenders e Takuma TakasakiElenco: Koji Yakusho, Arisa Nakano, Tokio Emoto.

***

16 – FICÇÃO AMERICANA (American Fiction)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Prime Video.

Comédia que discute com inteligência o racismo disfarçado de apoio na história de um escritor, negro, que tem dificuldade de publicar seu romance profundo, mas faz um sucesso retumbante e indesejado ao publicar um texto encaixado no estereótipo do que seria “a realidade negra em um livro”.
Estados Unidos Direção: Cord Jefferson. Roteiro: Cord Jefferson, baseado no romance de Percival EverettElenco: Jeffrey Wright, Sterling K. Brown, Erika Alexander, Tracee Ellis Ross, Leslie Uggams.

***

15 – HOMEM-ARANHA ATRAVÉS DO ARANHAVERSO (Spider-Man: Across the Spider-Verse)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Max, Oi Play, Claro TV Plus. Aluguel ou compra digitais: Google Play/ YouTube Filmes, Apple TV/ iTunes, Amazon/ Prime Video, Microsoft Store, Claro TV Plus, Vivo Play.

O segundo filme da série rebusca ainda mais o visual e inunda a tela de versões do Homem-Aranha. Mas o foco central continua em Miles Morales e suas questões pessoais a respeito de seus poderes e responsabilidades.
Estados Unidos Direção: Joaquim dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson. Roteiro: Phil Lord, Christopher Miller e Dave Callaham. Vozes na dublagem original: Shameik Moore, Hailee Steinfeld, Brian Tyree Henry, Jake Johnson, Oscar Isaac, Jason Schwartzman, Mahershala Ali, J.K. Simmons, Donald Glover, Elizabeth Perkins, Kathryn Hahn. Vozes na dublagem brasileira: Cadu Paschoal, Luiza César, Philippe Maia.

***

14 – MEU AMIGO ROBÔ (Robot Dreams)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming, aluguel ou compra digitais: Não disponível no Brasil.

A animação simples e colorida vai na contramão do rebuscamento das produções modernas. A história é a de um cachorro solitário que compra um robô para ser seu amigo. Mas uma reviravolta acaba separando os dois, que sofrem pela separação. O filme é sensível e a ausência de diálogos não faz falta nenhuma.
Espanha/ França Direção: Pablo Verger. Roteiro: Pablo Verger, baseado na graphic novel de Sara Varon.

***

13 – ELIS E TOM – SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Globoplay. Aluguel ou compra digitais: Google Play/ YouTube Filmes, Apple TV/ iTunes.

Imagens restauradas de quase 50 anos antes trazem de volta duas lendas musicais brasileiras: Elis Regina e Tom Jobim. O contexto é a complicada gestação de um dos maiores discos brasileiros: Elis & Tom. O resgate histórico é inestimável e a história é contada de maneira fascinante.

Crítica de Elis e Tom Só Tinha de Ser com Você:
A intimidade dos gênios, 50 anos depois

Brasil Direção: Roberto de Oliveira. Co-direção: Job Tom Azulay. Roteiro: Nelson Motta e Roberto de Oliveira.

***

12 – A SOCIEDADE DA NEVE (La Sociedad de la Nieve)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Netflix.

Uma história impressionante, dos sobreviventes uruguaios de um desastre aéreo nos Andes que passaram semanas isolados no meio da neve, chegando a comer a carne dos mortos, até conseguirem ser resgatados. O filme combina o rigor histórico com direção e interpretação eficientes, além de detalhes tocantes, como o nome dos mortos serem registrados na tela.
Espanha/ Chile/ Uruguai/ Estados Unidos Direção: J.A. Bayona. Roteiro: J.A. Bayona, Bernat Vilaplana, Jaime Marques e Nicolás Casariego, baseado no livro de Pablo MierciElenco: Enzo Turcatti, Agustín Pardella, Matías Recalt, Esteban Bigliardi.

***

11 – ASTEROID CITY (Asteroid City)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Prime Video, Max, Globoplay/ Telecine Play, Claro TV Plus. Aluguel ou compra digitais: Claro Vídeo, Google Play/ YouTube Filmes, Apple TV/ iTunes, Amazon/ Prime Video, Claro TV Plus, Vivo Play.

Além de uma série de curtas baseados em contos de Roald Dahl, Wes Anderson também lançou um belo longa que mantém as qualidades de sua narrativa muito pessoal. Visual de livro infantil pop up, diálogos rápidos ditos por atores de rosto impassível. Aqui, o cenário é uma cidade no meio do deserto onde, no passado, caiu um asteroide e que reúne uma fauna de personagens com suas questões pessoais que, após um acontecimento inesperado, não podem sair do local por ordem do governo.

Crítica de Asteroid City:
O inusitado, a patetice e os semblantes sem sorrisos

Alemanha/ Estados Unidos Direção: Wes Anderson. Roteiro: Wes Anderson, a partir de argumebto de Anderson e Roman Coppola. Elenco: Jason Schwartzman, Jake Ryan, Scarlett Johansson, Grace Edwards, Bryan Cranston, Edward Norton, Tom Hanks, Maya Hawke, Rupert Friend, Steve Carrell, Tilda Swinton, Jeffrey Wright, Hope Davis, Steve Park, Adrien Brody, Liev Schreiber, Matt Dillon, Margot Robbie, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Seu Jorge, Bob Balaban, Rita Wilson.

***

10 – O MENINO E A GARÇA (Kimitachi Wa Dô Ikiru Ka)
Onde ver (13/04/2024) – Em cartaz nos cinemas do Brasil. Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming, aluguel ou compra digitais: Não disponível no Brasil.

Dez anos após o que foi anunciado como seu último filme, Vidas ao Vento, o mestre Hayao Miyazaki reaparece com um novo e fascinante longa sobre o menino que sofre após perder a mãe num incêndio, o que reverbera em uma fantástica viagem por um mundo alternativo. Miyazaki mais uma vez enche a tela com imagens criativas e dramaticamente poderosas.
Japão. Direção e roteiro: Hayao Miyazaki. Vozes na dublagem original: Soma Santoki, Masaki Suda, Ko Shibasaki. Vozes na dublagem brasileira: Arthur Salerno, Sérgio Moreno, Ana Helena de Freitas.

***

9 – OS REJEITADOS (The Holdovers)
Onde ver (13/04/2024) – Em cartaz nos cinemas do Brasil. Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Claro TV Plus. Aluguel ou compra digitais: Amazon/ Prime Video, Apple TV/ iTunes.

Alexander Payne é um grande cronista de personagens. A época, desta vez, é os anos 1960 e o cenário é um internato fechado para o fim de ano, onde ficam um aluno que a família “dispensa”, um professor turrão que deve cuidar dos rejeitados e a cozinheira da escola, que lida com a perda do filho no Vietnã. Humor e drama bem combinados, e material de sobra para os atores, com grande interpretação de Paul Giamatti e Da’Vine Joy Randolph, que ganhou o Oscar de atriz coadjuvante.
Estados Unidos Direção: Alexander Payne. Roteiro: David HemingsonElenco: Paul Giamatti, Dominic Sessa, Da’Vine Joy Randolph, Carrie Preston, Brady Hepner.

***

8 – MONSTER (Kaibutsu)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Globoplay/ Telecine, Claro TV Plus.

O que parece ser nem sempre é. Parece ser esta a tônica do filme japonês, que passa por bullying, abuso, preconceito, amizade, mistério, segredos e começa mostrando o ponto de vista de uma personagem, depois mostra tudo de novo por outra versão e depois por outra, abrindo camadas e expondo pré-julgamentos.
Japão. Direção: Hirokazu Kore-eda. Roteiro: Yuji SakamotoElenco: Soya Kurokawa, Ando Sakura, Eita Nagayama, Hinata Hiiragi.

***

7 – FOLHAS DE OUTONO (Kuolleet Lehdet)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Mubi. Aluguel ou compra digitais: Google Play/ YouTube Filmes, Apple TV/ iTunes.

Dois personagens que não são exatamente sociáveis se aproximam e ensaiam, aos trancos e barrancos, um relacionamento. Uma comédia romântica retraída, com diversas referências cinematográficas, que conquista pela simplicidade e sensibilidade, despertando fácil a simpatia do espectador.
Finlândia/ Alemanha. Direção e roteiro: Aki Kaurismäki. Elenco: Alma Pöysti, Jussi Vatanen, Janne Hyytiäinen, Martti Suosalo.

***

6 – OPPENHEIMER (Oppenheimer)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Prime Video, Max, Claro TV Plus. Aluguel ou compra digitais: Claro Vídeo, Google Play/ YouTube Filmes, Apple TV/ iTunes, Amazon/ Prime Video.

Um blockbuster sobre política e ciência, a história do físico considerado pai da bomba atômica, que teve que lidar com seu legado mortal e com a perseguição do governo que o acusava de comunista, teve o tratamento rebuscado de que o diretor Nolan tanto gosta. O filme vai e volta no tempo, tem tópicos difíceis, muitos personagens e ganhou sete Oscars, incluindo melhor filme, direção e ator.
Estados Unidos/ Reino Unido. Direção: Christopher Nolan. Roteiro: Christopher Nolan, baseado no livro de Kai Bird e Martin Sherwin. Elenco: Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Emily Blunt, Florence Pugh, Matt Damon, Jason Clarke, Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Tom Conti, Matthew Modine, Dane DeHaan, Rami Malek, Casey Affleck, Gary Oldman.

***

5 – ZONA DE INTERESSE (The Zone of Interest)
Onde ver (13/04/2024) – Em cartaz nos cinemas do Brasil. Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Prime Video, Claro TV Plus. Aluguel ou compra digitais: Amazon/ Prime Video, Apple TV/ iTunes.

Esse não é um filme de um objetivo final a ser alcançado, é um filme de situação. Uma casa bem cuidada, uma família feliz. Do outro lado do muro está o campo de concentração de Auschwitz. O dono da casa é exatamente o diretor do campo. Mesmo com o horror acontecendo ao lado (que nunca vemos), a família vive um cotidiano normal, apenas ouvindo tiros e gritos ao longe ou tendo que correr para tirar as roupas do varal quando chovem cinzas. Grazer espalhou câmeras pela casa para captar com mais naturalidade a banalidade do mal. Oscar de filme de língua não inglesa.
Estados Unidos/ Reino Unido/ Polônia. Direção: Jonathan Glazer. Roteiro: Jonathan Glazer, baseado no romance de Martin Amis. Elenco: Christian Friedel, Sandra Hüller, Medusa Knopf, Max Beck.

***

4 – ANATOMIA DE UMA QUEDA (Anatomie d’une Chute)
Onde ver (13/04/2024) – Em cartaz nos cinemas do Brasil. Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Prime Video, Claro TV Plus. Aluguel ou compra digitais: Google Play/ YouTube Filmes, Apple TV/ iTunes, Amazon/ Prime Video, Microsoft Store, Claro TV Plus, Vivo Play.

O filme parte de um mistério: em uma casa isolada, um escritor frustrado é encontrado morto do lado de fora. Ele terá caído acidentalmente da janela do andar superior? Se jogou? Ou terá sido empurrado de lá? As suspeitas recaem sobre a esposa, também escritora, mas bem sucedida. Ela vai a julgamento e, no tribunal, o filme vai revelando aquele relacionamento enquanto o destino da mulher fica em suspenso e também sua relação com o filho deficiente visual. Justine Trier é hábil em só entregar o que quer ao espectador e deixar no ar um monte de questões sobre verdade, justiça e a mulher na sociedade.

Crítica de Anatomia de uma Queda:
A verdade em questão

França. Direção: Justine Triet. Roteiro: Justine Triet e Arthur Harari. Elenco: Sandra Hüller, Milo Machado Graner, Swann Aralud, Samuel Theis, Antoine Reinartz.

***

3 – POBRES CRIATURAS (Poor Things)
Onde ver (13/04/2024) – Em cartaz nos cinemas do Brasil. Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Star Plus.

Um cérebro infantil em desenvolvimento no corpo de uma mulher adulta. Com essa premissa inspirada em Frankenstein, o filme toma rumos surpreendentes, imaginando uma mulher absolutamente livre das convenções, preconceitos, inibições e opressões, ganhando o mundo em busca de conhecimento. Isso embalado em um visual ousado e criativo e com uma Emma Stone absolutamente entregue ao papel, com um trabalho corporal impressionante. Sem surpresa ganhou o Oscar de melhor atriz.

Crítica de Pobres Criaturas:
Imaginando a liberdade total

Irlanda/ Reino Unido/ Estados Unidos/ Hungria. Direção: Yorgos Lanthimos. Roteiro: Yorgos Lanthimos, baseado em romance de Alasdair Gray. Elenco: Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Rami Youssef, Vicki Pepperdine, Hanna Schygulla.

***

2 – VIDAS PASSADAS (Past Lives)
Onde ver (13/04/2024) – Em cartaz nos cinemas do Brasil. Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Claro TV Plus. Aluguel ou compra digitais: Claro Vídeo Plus, Google Play/ YouTube Filmes, Apple TV/ iTunes, Amazon/ Prime Video, Microsoft Store, Vivo Play.

A simplicidade cativante do filme de Celine Song acompanha o reencontro em Nova York de um casal coreano que foi apaixonado, mas a vida os empurrou para rumos diferentes. O filme dá saltos no tempo até se dedicar a acompanhar a conversa carinhosa, difícil, provocativa, dura entre os dois personagens. A vida é complicada e o filme capta isso muito bem.

Crítica de Vidas Passadas:
O sentimento de “o que poderia ter sido”

Estados Unidos/ Coreia do Sul. Direção e roteiro: Celine Song. Elenco: Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro, Moon Seung-ah, Leem Seung-min.

***

1 – ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES (Killers of the Flower Moon)
Onde ver (13/04/2024) – Mídia física: não disponível no Brasil. Streaming: Apple TV Plus. Aluguel ou compra digitais: Google Play/ YouTube Filmes, Apple TV/ iTunes, Amazon/ Prime Video, Microsoft Store, Claro TV Plus, Vivo Play.

O livro original conta a história do nascimento do FBI. O filme subverte essa narrativa ao dar o protagonismo ao povo Osage e à conspiração para colocar as mãos na riqueza desse grupo nativo dos EUA. Scorsese começa com o cinema mudo e termina com um programa de rádio que evoca os podcasts de true crime de hoje em dia. No meio, um épico de amor, traição e dor, guiado por atores extraordinários como DiCaprio, De Niro e a revelação Lily Gladstone.
Estados Unidos Direção: Martin Scorsese. Roteiro: Eric Roth e Martin Scorsese, baseado no livro de David Grann. Elenco: Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone, Robert De Niro, Jesse Plemons, Cara Jade Myers, John Lithgow, Brendan Fraser, Janae Collins, Martin Scorsese.

***

OUTRAS LISTAS DE MELHORES:

***

NOTA: A percepção sobre os filmes mudam com o tempo. Esta é a minha percepção agora, limitada ao que vi, naturalmente — esta lista pode mudar à medida em que for revisitando alguns filmes ou assistir a outros que ainda não conheço deste ano específico.