stars-blue-3-0

Sandra está em casa

De joelhos para o assistente

De joelhos para o assistente

Ninguém espera que A Proposta (The Proposal, Estados Unidos, 2009) traga grandes novidades. É claramente um veículo para Sandra Bullock no gênero em que está em casa e no qual estrelou seu melhor filme até hoje – o adorável Enquanto Você Dormia (1995). Aqui, ela de novo faz o tipo durona, como em Miss Simpatia (2000). Mas mesmo sem inovar na fórmula, a cumpre bem e com carisma.

Sandra é Margaret, uma editora de modas que se vê numa enrascada: é canadense e, por descuido, está prestes a ser deportada. Precisa então casar urgentemente com um americano e acaba enredando nisso seu assistente, Andrew (o competente Ryan Reynolds), de quem sempre exigiu dedicação exclusiva com muito pouco em troca.

Porém, ele percebe sua importância na situação e vira o jogo, fazendo exigências e arrastando a chefe (e agora noiva) para um fim de semana com a família dele no Alasca, que é onde o filme se desenrola na maior parte do tempo. A série de constrangimentos e desconfortos que se sucedem para os personagens é divertida e, ainda bem, não apela para a grosseria. Chega perto na cena da dança erótica do garçom latino, mas passa longe na cena de nudez de Sandra, ousada (para os padrões da atriz) e discreta ao mesmo tempo.

Sandra Bullock está com 45 anos e, além de mostrar sua boa forma, está bastante confortável no filme. Na verdade, o elenco é o grande trunfo em uma história que não vai muito além do lugar-comum. Craig T. Nelson e Mary Steenburgen, grandes atores, são os pais de Andrew – felizmente mostrados sem caricatura alguma. E Betty White faz a avó do noivo, roubando as cenas que pode. Um filme simpático, sem cair no mau gosto e bem interpretado já é bem mais do que o gênero comédia romântica tem oferecido nos últimos tempos.

A Proposta (The Proposal). Estados Unidos, 2009. Direção: Anne Fletcher. Elenco: Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Mary Steenburgen, Craig T. Nelson, Betty White. Atualmente em cartaz nos cinemas.