TUDO ENTRE NÓS
⭐⭐⭐½
Diário de Filmes 2021: 17

Compêndio rememorado

Amigos de adolescência, dois dos maiores compositores da música popular e líderes da maior banda de rock da história, John Lennon e Paul McCartney estavam rompidos e afastados desde o fim dos Beatles em 1970. Em 1976, Lennon havia se recolhido à vida familiar, depois de deixar expirar o contrato com a gravadora. Paul, por sua vez, estava vivendo grande sucesso liderando os Wings. E aí, um dia, Paul estava em Nova York e foi ao edifício Dakota visitar o velho parceiro.

Esse telefilme do canal musical VH1 imagina como teria sido esse encontro: os dois ex-beatles passando a tarde juntos, expondo suas dores, acertando suas contas, meditando, fumando um baseado, rememorando momentos felizes, tocando uma musiquinha juntos. A visita realmente aconteceu, mas o conteúdo do encontro é imaginação do roteiro (menos a quase aparição surpresa no Saturday Night Live, que quase aconteceu mesmo). Também não foi o primeiro reencontro da dupla após o fim dos Beatles.

Essa licença poética ajuda a dar mais significado ao fato da visita. O que aconteceu ali é um compêndio rememorado de elementos da vida dos dois amigos e dos Beatles: quase tudo é, de alguma maneira, citado ou discutido (embora sem músicas do grupo na trilha).

A direção ficou a cargo de um velho conhecido dos Beatles: Michael Lindsay-Hogg, diretor de alguns clipes do grupo e do documentário Let it Be (1970). É um retrato simpático e honesto, bem interpretado (especialmente por Aidan Quinn como Paul McCartney). Focado basicamente em uma conversa entre dois amigos com muita roupa suja para lavar.

Onde ver: YouTube

Two of Us, 2000.
Direção: Michael Lindsay-Hogg. Elenco: Aidan Quinn, Jared Harris, Neil Foster.