O MIADO DO GATO
⭐⭐⭐
Diário de Filmes 2021: 20

Reconstituição da fofoca

“The Cat’s Meow!”. A primeira vez que vi essa expressão foi em Cantando na Chuva, no número “All I do is dream of you”. Significa algo como “é o máximo” (a tradução literal do título brasileiro é engraçada, mas não faz sentido nenhum).

Peter Bogdanovich tenta captar o espírito da Hollywood dos anos 1920 nessa adaptação de uma peça que imagina os fatos em torno de um mistério real: a morte do produtor Thomas Ince, em 1924. Não houve autópsia, a causa da morte não foi determinada, ninguém foi interrogado.

Bogdanovich ouviu de Orson Welles a fofoca: Ince teria sido morto por William Randolph Hearst, poderosíssimo magnata da imprensa que inspirou Cidadão Kane, clássico dirigido por Welles. Hearst reuniu um grupo para um passeio em seu iate.

Lá, descobriu a relação entre sua amante, a atriz Marion Davies, e Charles Chaplin – e teria matado Ince por engano, pensando que fosse Chaplin.

O filme, que completa 20 anos este ano, avisa no começo que se trata do “boato mais ouvido”. E através dele, o diretor traça seus retratos de uma nova realeza criada por uma arte naquele momento tão nova como o cinema. É difícil ver Eddie Izzard como Chaplin, e Edward Herrmann parece muito frágil como Hearst (estamos acostumados à imagem mais dura e ameaçadora do magnata, disfarçada em Cidadão Kane ou direta no recente Mank).

Mas Kirsten Dunst está bem como Marion Davies, a amante fiel de Hearst, que o amava de verdade. Se tudo aconteceu ou não, esse Olimpo cinematográfico foi real e é nele que o diretor estava mais interessado.

Onde ver: DVD

The Cat’s Meow, 2001.
Direção: Peter Bogdanovich. Elenco: Kirsten Dunst, Eddie Izzard, Edward Herrmann, Cary Elwes, Joanna Lumley, Jennifer Tilly